31 de maro de 2024 às 07:48

VIVO E ENTRE NÓS!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 31 de março de 2024 no Programa Show de Domingo.

Crédito:Diocese de Osasco

A ressurreição de Jesus Cristo tem um enorme significado para o cristão. O fato de o mestre ter vencido a morte traz uma esperança de um mundo novo. Tudo aquilo que os profetas e também Jesus haviam profetizado, ganha comprovação, jogando por terra todos os incrédulos, escribas, reis e doutores da lei. É claro que a perseguição não parou por ali, eles temiam que os discípulos pudessem usar desta narrativa para dar continuidade ao projeto da nova era cristã.

Diante de uma atuação exaustiva dos padres no período quaresmal e semana santa com missas, via sacra, mutirões de confissões, visita aos enfermos, procissões, adorações e muito mais, ainda deparamos com pessoas que só vivem o "Jesus morto", trata-se daqueles fiéis que não perdem nem diante de um dilúvio a procissão da Sexta-feira santa, mas acham desnecessárias as demais celebrações, fundamentalmente a da Páscoa. Muitos daqueles que gritaram "crucifica-o" se beneficiaram de lindas pregações, curas e manifestações de Jesus. Como é difícil convencer este povo! Infelizmente hoje não está diferente, quantas pessoas se dizendo cristãs que não rezam sequer uma Ave Maria, a não ser quando estão diante de uma situação difícil como prova, doença, desemprego e por aí vai. Neste momento de desespero, fazem novenas, promessas ou solicitam intercessão de todo mundo e o problema é que, uma vez alcançado a graça, somem de novo. Quanta ingratidão! Todos os dias somos chamados a viver uma nova vida, as orações diárias, bem como a participação na igreja são para o nosso bem e em prol da nossa salvação. Já viram aquela frase? "Eu comungo não porque Deus precisa de mim, mas porque eu preciso de Deus". 

A páscoa não foi inventada a partir da história de Jesus. Seu significado é relacionado à transformação, à mudança, à libertação. O povo hebreu a viveu quando Moisés os libertou da escravidão do Egito. Antes dos judeus, os criadores de ovelhas a comemoravam na entrada da primavera, também pela vitória do nascimento de seus animais. Um dos símbolos apresenta esta realidade, a vida que desperta após o encerramento de outra, aquilo que antes era apenas um ovo, agora dá lugar a um ser. É muito simpático e salutar dizer que a pessoa quando morre está fazendo a sua páscoa, ou seja, saindo de uma vida e partindo para a outra, agora junto de Deus. Dentro desta logística, diríamos que precisamos vivê-la todos os dias. Nunca é tarde para renovar a nossa fé. Grandes manifestações divinas continuam acontecendo para o brilho dos nossos olhos como os mistérios da natureza, as graças recebidas a todo momento, a vida por si só, enfim, somos seres muito agraciados que não deveríamos afastar dos assuntos relacionados ao céu por nada neste mundo.

Jesus foi chamado de CORDEIRO DE DEUS! Os hebreus tinham o hábito oferecer um cordeiro puro, sem mancha e sem defeito a Deus para a remissão dos pecados. De acordo com o site Wikipédia, "a morte de Jesus Cristo, considerado o filho unigênito de Deus, tornaria estes sacrifícios desnecessários, já que sendo considerado perfeito, não tendo pecado e tendo nascido de uma virgem por graça do Espírito Santo, semelhante a Adão antes do pecado original, seria o sacrifício supremo, interpretado como o maior ato de amor de Deus com a humanidade". Na santa missa fazemos a oração do Cordeiro de Deus um pouco antes de comungar, trata-se do reconhecimento daquele que se sacrificou em prol de todos nós.

Diante de uma sociedade capitalista, infelizmente o comércio aproveita o momento para vender os seus ovos de chocolate, alguns até alegam relação com os símbolos cristãos, mas não ligação imediata. Aqueles que a Igreja utiliza está relacionado a todo um contexto embasado em diversas situações da época de Jesus e dos profetas. Mas, não é novidade para ninguém que os tempos modernos sempre procurar um motivo para vender seus produtos, um bom exemplo é o Papai Noel que não tem nada a ver com o natal cristão.

Voltando ao tema da ressurreição e da Páscoa, lembremos o susto que tiveram as mulheres quando chegaram no túmulo e não encontraram o corpo de Jesus. Assim relata o evangelista João (20, 1-9): "No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos". Interessante a falta de modéstia de João quando dizia: "... aquele que Jesus amava..." quando se referia a si próprio mesmo sem se declarar. Talvez seja essa a principal lição que ele nos ofereceu, ser amado por Jesus, contudo sem querer se elevar, O seu primo João Batista já dizia: "Convém que Cristo cresça e que eu diminua!" (Jo. 3,30).

É bom saber que Jesus pode até ter morrido, mas ressuscitou e está vivo entre nós, isto consiste a nossa fé. Podemos andar sobre caminhos pedregosos, noites escuras que ele estará lá nos amparando e isso foi garantido por ele mesmo. Uma só coisa nos foi solicitado: ser fiel de maneira absoluta. No evangelho de João, ele disse: "No mundo haveis de ter aflição, coragem, eu venci o mundo!" (Jo. 16 33). Por falar em mundo, como ele nos oferece inúmeros prazeres, a maioria deles na contramão dos desejos divinos e exatamente neste momento que precisamos pedir o discernimento para saber o que é bom daquilo que é ruim, o que vai acontecer em prol da minha salvação e o que me condenará. Que o Jesus ressuscitado, juntamente com os seus anjos e santos nos ajudem a vencer o mal. Uma Feliz Páscoa a todos!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo