25 de dezembro de 2022 às 07:46

VIVENDO INTENSAMENTE O NATAL!

Crônica de ELIAS DANIEL lida e interpretada por EVALDO CARVALHO no programa SHOW DE DOMINGO do dia 25 de dezembro de 2022

Crédito:pinterest.com

VIVENDO INTENSAMENTE O NATAL!

Mais uma vez é Natal e diante de uma comemoração tão especial vamos bater um papo utilizando este tema! Da mesma forma que choramos com as cenas lamentáveis do sofrimento de Jesus na via crucis, hoje nos alegramos com o seu nascimento! Ser família é bem isto, alegrias e tristezas se misturando e neste contexto usufruindo das bênçãos divinas a todo instante!

Para início de conversa, sintamos o drama de Maria quando recebeu o convite para ser a mãe de Jesus. Quem nos conta também esta história é o evangelista Lucas: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo então disse-lhe: não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum? O anjo respondeu: O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua prima concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível. Maria, então, disse: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra! E o anjo retirou-se" (Lc. 1,26-38).

Que cena é esta, heim! Segundo os biblistas, Maria possuía 17 anos e estava noivo de José, um viúvo que prometera em casamento diante de uma cerimônia comum àquela época. Como teria intimidade com o seu futuro esposo somente após o matrimônio, levou o maior susto quando o anjo disse que ela seria mãe. Ela era uma garota muito piedosa, inteligente e religiosa, mas aceitar aquele convite ultrapassaria qualquer sanidade, o que poderiam dizer José, seus pais, familiares e a comunidade? Por mais fé que tivessem, a dúvida com certeza iria pairar sobre todos e diante disto ela pediu ao anjo maiores explicações, por sua vez ele disse que era apenas um mensageiro dos céus e para mostrar que Deus estava por trás de tudo, citou Isabel, a sua prima, que já estava no sexto mês de gravidez, mesmo estando com idade avançada. Maria pensou bastante e viu que não tinha escolha. Quando a ordem vem do Altíssimo, o melhor é aceitar e assim ela exclamou: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra! ". Dali para frente uma novela deve ter passado pela sua mente. Como poderia isto acontecer? Ser mãe do Filho de Deus! De fato, o profeta Isaias já havia anunciado, mas a responsabilidade seria enorme. Maria não titubeou, o primeiro a saber seria o seu noivo que com toda certeza, por mais fé que tivesse, teria dificuldade de compreender, e como não poderia acontecer de outra forma, José não aceitou, pensou em denunciá-la, terminar o noivado, mas pensou duas vezes, haja vista uma medida desta poderia terminar em apedrejamento por suposta promiscuidade. Assim, ele se recolheu e ficou matutando providências a tomar. O anjo percebendo todos estes caminhos que poderiam ocasionar confusões, o visitou e contou para ele o que Deus estava planejando. O decorrer da história é de conhecimento de todos, José assumiu a paternidade e fez como o anjo lhe recomendara.

O nascimento do Filho de Deus não foi em um berço de ouro, embora sendo o rei dos reis. José precisou viajar com Maria para Nazaré por causa do recenseamento e não encontraram nenhuma hospedagem disponível. O problema é que o parto já estava próximo. Sem poder muito escolher, Jesus nasceu em uma estribaria por onde acomodavam os animais de uma fazenda. A manjedoura foi a primeira cama dele. O ambiente era extremamente simples e o parto foi assistido pelos bichos. Provavelmente na cabeça de José passou um monte de situações, mesclando culpa e satisfação. Pesou o fato do Filho de Deus ter nascido em local tão inóspito, mas valeu a pena tudo ter dado certo. Neste cenário acompanhamos a história da Estrela do Oriente que conduziu os reis magos para visitar a criança. Por serem membros da nobreza, consultaram o monarca da região, o tão temido Herodes que por sua vez fingiu festejar o acontecimento, mas ardia de raiva por dentro diante da possiblidade de alguém lhe roubar o trono. Mais uma vez o anjo precisou avisar a José para fugir para o Egito para preservar a sua vida. A cena seguinte todos lembram, o rei mandou decapitar todas as crianças abaixo de dois anos para pegar Jesus.

Por estas e outras, Jesus tinha o maior carinho por José, seu pai terreno José. Da mesma forma José o amava de maneira bastante intensa. O Filho de Deus chegou até mesmo aprender a profissão de carpinteiro. A Bíblia não mostra quando José morreu, mas ele foi consagrado santo pelo próprio Jesus. Nalgumas outras crônicas falamos da história dele. São José tem duas festas na Igreja e ele é considerado, depois de Maria, o santo número um. Pelo Natal agora vivemos toda esta cena visando a nossa salvação. A manjedoura que acolheu Jesus é o nosso coração. Ele precisa continuar nascendo dentro de nós. Quando comungamos e recebemos o seu corpo eucarístico consagrado na Santa Missa pelo sacerdote, nos tornamos um sacrário vivo, morada eterna do Filho de Deus. É possível perceber a nossa responsabilidade quando celebramos o natal em dezembro, mas o vivemos em todas as missas que participamos.   

Enfim, precisamos despertar em nós o espírito solidário! Para este natal o Papa Francisco pediu que todos pudessem economizar com os gastos comuns à época e enviassem para a ajuda dos ucranianos que estão passando por uma peleja danada diante da guerra com a Rússia. A SSVP está com uma campanha para este fim, se alguém se interessar, procure a liderança vicentina e veja como contribuir. No mais é isto! Fiquem todos com Deus e vivamos o Natal de Jesus todos os dias nas nossas vidas! 

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo