05 de setembro de 2021 às 08:04

VIRGEM MÃE DO BOM SUCESSO, PROTEJEI-NOS!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira neste domingo, dia 05 de setembro de 2021

Crédito:Lázaro Oliveira

Que alegria pra nós celebrar NOSSA SENHOR DO BOM SUCESSO. Ela é a padroeira de nossa cidade há quase dois séculos. Tudo começou com a passagem do governador de Goiás com a sua esposa em situação de parto. Com a sua devoção recorreu a mãe do céu com este título fazendo a promessa de trazer a imagem da santa diretamente de Portugal e por ai vai... Conhecemos bem esta história. Na crônica de hoje vamos conversar um pouco sobre a Mãe de Jesus que nos faz privilegiados ao ser considerados seus filhos.

A história de Nossa Senhora do Bom Sucesso que apareceu para uma freira, a serva de Deus Mariana de Jesus Torres no México no dia 02 de fevereiro de 1594 já foi retratada aqui, de forma que podemos desta vez mudar o foco. Vamos falar da protetora desta cidade que nos acolhe e nos proporciona orgulho. Tudo bem que nossos irmãos evangélicos nos criticam por recorrer à Ela, se podemos ir até Jesus preferencialmente, mas aqui pegamos como exemplo as nossas mães que deixam o nosso ambiente bem mais atrativo e protegido. Assim é para nós paroquianos ao poder contar com uma protetora exclusiva. É lógico que temos intimidade com o Pai do Céu, mas este carinho materno é tudo de bom. Ela é sempre representada por uma lua para mostrar que não tem luz própria, ela é iluminada por Jesus, que é o sol e desta forma reflete em nós esta luminosidade necessária para nossa sobrevivência. Santa Tereza de Jesus dizia que, “Grande coisa é o que agrada a Nosso Senhor qualquer serviço que se faça à sua Mãe”. Também São Francisco de Sales disse: “Ninguém terá a Jesus Cristo por irmão, que não tenha a Maria Santíssima por Mãe”. Santo Agostinho deixou bem claro que, “As orações de Maria Santíssimo junto a Deus têm mais poder junto da Majestade Divina que as preces e intercessão de todos os anjos e Santos do Céu e da Terra”.

Os seus mais diversos títulos, dentre eles o de NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO serve para assegurar aos devotos de todos os povos uma intimidade maior. Jesus quando agonizava na cruz a viu junto de João, seu amigo e lhe confiou a nossa maternidade. Foi o segundo momento de aceitação desta que é especial. O primeiro foi quando o anjo Gabriel lhe apareceu para dizer-lhe da gravidez e ela disse: “Faça-se aquilo que Deus quiser...”. Neste ponto é possível perceber um grande diferencial dela em relação aos santos e anjos. Por diversas vezes diante de extrema necessidade, ela apareceu a pessoas humildes para recomendar orações e dizer que estava atenta aos sofrimentos deles. Estas aparições foram estudas pela ciência e provada a veracidade. Aquela garota de Nazaré, esposa de José, se transformou na mais excelsa mulher que Deus não quis sequer que ela sofresse com a morte, foi assunta ao céu.

É muito bonito ver a devoção à mãe de Jesus. Os Bonsucessenses têm paixão por ela. É possível até encontrar pessoas que se identificaram mais com as igrejas evangélicas, mas não quiseram abandonar esta maternidade bela e linda de Nossa Senhora. Um filho não pode abandonar a própria mãe. É bíblico a condição de Maria assumir a nossa filiação. Confira no evangelho de São João, capítulo 19, versículos de 25 a 27. A Missionária Helena Colares Serpa, da Comunidade católica UM NOVO MUNDO, disse: “Aos pés da Cruz Maria nos recebeu como filhos e filhas e nunca poderemos negar a nossa filiação. E assim como São João a levou para a sua casa, nós também a trazemos junto de nós no nosso coração, na nossa casa, na nossa família, como aquela que organiza a nossa vida e nos ensina a fazer tudo o que Jesus nos manda fazer! Maria, mãe de Jesus, mãe da Igreja, rogai por nós”.

Não poderia deixar de lembrar do maravilhoso Salmo de Maria, o Magnificat. Quando o anjo a abordou, certamente assustou, mas preferiu responder pra ele em forma de oração. Que grande exemplo pra nós que temos o terrível hábito de só pedir e nunca agradecer ou se oferecer para trabalhar no reino. Assim disse Maria: “O Poderoso fez um mim maravilhas e Santo é seu nome! A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador! Porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações hão de me chamar de bendita! (...) Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que O temem! Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos, derruba dos tronos os poderosos e eleva os humildes. Sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada. Acolhei Israel, seu servo, fiel ao seu amor, como havia prometido a nossos pais e favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Agora e para sempre, Amém!”.

Bem na praça central de Bom Sucesso, se encontra um dos seus santuários. Templo bicentenário que sofreu com a chegada da modernidade e deu uma abalada na sua capela mor. Os paroquianos sentiram a dor, ficaram tristes e viram a obrigação de ajudar na restauração. Quando Frei Rafael, atual pároco resolveu voltar de maneira improvisada para a nave principal, os fiéis sentiram a alegria do retorno. A estratégia de assistir a reforma de perto fez com que a causa fosse abraçada de maneira mais intensa. No final de agosto, quando aconteceu a retirada dos escoramentos, uma leva de fogos avisou à comunidade que mais um passo estava acontecendo e os paroquianos mais uma vez se alegraram. A novena em honra à Santa foi (ou está sendo) com limitações de pessoas por causa do espaço reduzido e também diante da necessidade de distanciamento em função da pandemia do novo corona vírus, mas com a utilização das redes sociais e a transmissão pela Rádio Comunidade FM, todos puderam (ou estão podendo) acompanhar e rezar juntos.

Virgem Mãe do Bom Sucesso, Protegei-nos! Abençoe os padres que conduzem esta paróquia, também os administradores públicos, tanto o executivo como o legislativo. Abençoe o pessoal da Justiça, os empresários, trabalhadores, servidores públicos da saúde, educação e segurança, enfim Mãe de Jesus e Nossa, encha de bênçãos todos os cidadãos bonsucessenses!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo