26 de maio de 2024 às 07:47

UM DEUS EM TRÊS PESSOAS!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira

Crédito:CNBB

Pela liturgia da igreja, celebramos neste final de semana a SANTÍSSIMA TRINDADE. É o Pai, o Filho e o Espirito Santo que se completam diante de um mistério capaz de ser compreendido pela fé. O Deus trino se fortalece em prol da nossa salvação. Pela crônica de hoje, vamos refletir sobre a causa, procurando entender todo o contexto da celebração.

Uma interessante historinha atribuída a Santo Agostinho, conta que certa vez o santo mergulhava em pensamentos profundos acerca do mistério da Santíssima Trindade. "Como pode haver três pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo – em um único Deus?". Enquanto refletia pela praia, avistou um menino com um baldinho que ia até a água do mar, enchia-o e voltava despejando o líquido em um buraco na areia. Santo Agostinho, observando atentamente o menino, lhe perguntou o que estava fazendo. O garoto, com grande simplicidade, olhou para o santo e respondeu: "Colocarei neste buraco toda a água do mar!". Diante da inocência, Agostinho lhe sorriu e disse: "Isso é impossível, menino, como podes querer colocar toda essa imensidão de água do mar neste pequeno buraco?". O menino, o olhou profundamente e lhe disse em voz forte: "É mais fácil colocar toda a água do oceano neste pequeno buraco na areia do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus!". Em seguida, a criança desapareceu. Tratava-se de um anjo. O site portalcatolico.es relata que Santo Agostinho refletiu sobe a lição que o anjo lhe havia ensinado. O santo entendeu que a mente do ser humano é muito limitada para conseguir compreender toda a dimensão de Deus. Ainda que se dedique, o homem não compreenderá nunca essa grandeza por si mesmo.

O evangelho que a liturgia nos propõe, apresenta a seguinte leitura: "Naquele tempo, os onze discípulos foram pra a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, Filho e Espirito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt. 28, 16-20).

Diante destas duas narrativas, entendamos do que se trata a situação, é claro que, sendo um dogma de fé, vamos de encontro à conclusão de Santo Agostinho no seu encontro com o anjo. Os mistérios de Deus são incompreensíveis para nós, meros mortais. A própria vida passa pelo crivo da dúvida na sua essência. Como pode uma simples semente se transformar numa árvore frondosa com inúmeros frutos? Como o cérebro, um aglomerado de miolos, consegue administrar de maneira inteligente todo o corpo? Como o coração consegue por conta própria bombear o sangue e promover a vida? Como o leite materno que alimenta e proporciona saúde à criança sai do peito, sendo antes apenas uns sulcos antecipados pelo sangue da mãe? São muitos mistérios que nos levam a crer que Deus é cuidadoso com os seus propósitos e não há necessidade de perdermos o sono caso não consigamos, por exemplo, separar as três pessoas da Santíssima Trindade. O próprio Jesus disse certa vez ao Tomé: "Feliz foi quem acreditou sem ter visto".

Jesus deixou claro: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra". Pelo Antigo Testamento, assistimos à criação do mundo por DEUS PAI. Pelo Novo Testamento ele envia Jesus, o DEUS FILHO. Com sua morte física nos deparamos com a vinda do paráclito, o DEUS ESPÍRITO SANTO. O site do Vaticano comenta que o Mistério Trinitário é envolvente em si mesmo, ele ultrapassa todo o ser vivo em prol da salvação. Tudo provém do Pai, mas passa pelo Filho e se completa no Espírito Santo. Não são necessariamente três deuses, mas um único Deus em três pessoas. Não há dúvidas desde o início, os cristãos se distinguiram dos judeus e pagãos pela fé na Santíssima Trindade, pois eles eram batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A invocação da Santíssima Trindade nos acompanha a todo instante. Temos o hábito de nos benzer antes das orações, em situações de medo, diante do altar, nas necessidades, na procura por proteção e por aí vai. Em todos os momentos solicitamos a interferência do PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. O nosso Deus fortalecido com três pessoas nos faz ainda mais protegidos e abençoados. Muitas pessoas também fazem o sinal da cruz passando perto de igreja, antes das refeições, ao sair de casa, ao levantar ou dormir, antes de fazer uma prova, enfim no momento em que sente necessidade de proteção. O Pai cuidando do cérebro, o Filho do coração e o Espírito Santo do corpo todo.

Santo Agostinho afirmou que não existe nada dessa mesma essência fora da trindade. Nós dizemos três pessoas com a mesma essência ou três pessoas com uma só essência. Em Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo juntos não são uma essência maior que o Pai só ou o Filho só, mas as pessoas são iguais a cada uma dentre eles em particular. O santo levava todos a crer nas três pessoas com um só e único Deus, grande, onipotente, bom, justo, misericordioso, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis e tudo o que se possa dizer conforme a inteligência humana. Afirmava ainda, que o "O mistério da Santíssima Trindade cristã é o mistério do amor divino. Você vê a Santíssima Trindade e vê o amor, Deus é ágape".

Para contribuir com nossa conclusão, apoiemos nos dizeres do site do vaticano ao enfocar a celebração: "O mistério de Deus Uno Trino ultrapassa a mente humana. Nós adoramos este mistério! Ele mora nos nossos corações humanos. Ele é oferecido para nós e para a nossa salvação. Somos chamados a viver o mistério em nossas vidas e em cada momento. O mundo será melhor quando louvar o Deus Uno e Trino, pois a vida estará sobre a morte, o amor sobre ódio, porque Deus é um só, presente do Pai, no Filho e no Espírito Santo".

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo