01 de outubro de 2022 às 07:18

SANTOS ANJOS DA GUARDA!

Crônica de Elias Daniel, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo no dia 02 de outubro de 2022

Crédito:tendadosenhor.com.br

Nesta semana os Anjos da Guarda foram destaques nas celebrações. Os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel representam a mais alta hierarquia dos anjos e cada um deles tem importantes missões reconhecidas, inclusive, por igrejas não cristãs. Pela crônica de hoje vamos entrar um pouco no mundo angelical para entender como tudo isto funciona.

Além destes três, outros quatro compõe o grupo dos arcanjos, como o Uriel, Anael, Azaziel e Azaquiel. A expressão Arcanjo vem do prefixo grego ARCHI, que significa chefe, aquele que comanda. Citemos a função de cada um dos três principais: O Miguel é o guerreiro que luta contra Satanás e seus emissários, ele é defensor daqueles que amam a Deus, o protetor do povo de Deus. O Gabriel é um dos espíritos mais próximos de Deus diante do seu trono celestial, aquele que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria o de Jesus. O Rafael, por sua vez, está diante do trono de Deus, acompanha e protege Tobias na sua jornada perigosa e cura o seu pai da cegueira e a sua futura esposa da influência do maligno. Os três juntos tem uma tarefa em comum, o de comunicar aos homens de diferentes maneiras a vontade de Deus, todos eles são contemplativos devem ser inspiração para os seres humanos. Diríamos também que eles ampliam suas funções da seguinte forma: O Rafael é o arcanjo cuja missão é trazer a cura, o seu nome vem do hebraico que significa Medicina de Deus. O Gabriel é considerado o mais próximo do Trono de Deus, podendo ser chamado de "a mão esquerda de Deus". Na Bíblia ele é apresentado como um anjo da morte, mas é tido também como o protetor daqueles que trabalham em comunicação, carteiros, embaixadores, jornalistas e mensageiros. O Miguel com sua espada é o lutador que combate os anjos rebeldes liderados por Lúcifer. A Bíblia comenta também que ele é o enviado do céu para proteger os homens e guiá-los, ensiná-los a distinguir o bem do mal e a verdade da falsidade.

Temos o hábito de assimilar nossas crianças aos anjos e isto é muito interessante. De fato, elas possuem características específicas deles, como a humildade, simplicidade, pureza, verdade e sinceridade. O próprio Jesus disse que se alguém quiser entrar no Reino dos Céus precisa fazer como as crianças. Estes pequeninos não tem uma mente pesada e carregada de ódio até no momento em que começam a aprender com os adultos. Os anjos de Deus não se corrompem como os homens, eles têm como propósito auxiliá-los nas suas necessidades e não aprender com eles. Tudo bem que pela história bíblica, tivemos anjos revoltados que se rebelaram contra Deus, como no caso de Lúcifer e seus comparsas. Mas os demais foram fiéis e desempenham com muita propriedade as suas funções.

É muito bom poder contar com os anjos da guarda, desde criancinhas aprendemos isto. É como se Deus, diante de tantas pessoas para cuidar, utilizasse o trabalho dos anjos para ajudá-lo nesta tarefa. A Bíblia Sagrada está lotada de citações a respeito deles que embora, não sendo humanos, se identificam como tal. Acreditamos na sua existência pela nossa fé, são seres incorpóreos, espirituais e perfeitos, criados no inicio dos tempos. A formosa oração "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda e me ilumina" foi sempre fácil de rezar e nos faz ter certeza que estamos muito bem amparados.

Muitos filmes mostram anjos nas suas tramas com vidas semelhantes aos humanos. A posse das asas lhes outorga poder e acesso livre nos dois reinos. Um detalhe precisa ser levado em consideração, os anjos do mal também possuem boas aparências e se misturam com os divinos. Esta ideia de demônio feio, anjinhos com chifres e avermelhados veio do período medieval para fazer com que as pessoas se importassem com os que simbolizam a paz e a bondade em detrimento desses. Mas, a bem da verdade, eles são como os outros. As suas asas podem se ocultar para se passar por humano. As suas falas são doces e enganosas. Cabem a nós observar e pleitear as coisas boas para afugentar o mal.

Há pouco dissemos sobre as crianças, mas nós adultos também podemos ser anjos. No plano da criação, Deus contava com o propósito dos homens se unirem, cuidarem uns dos outros e participar da construção do Reino dos Céus aqui na terra. Só que, diante da atuação do anjo rebelde, as pessoas acharam compromisso pegar esta tarefa. O egoísmo tomou conta do coração humano e até mesmo nas famílias é possível assistir cenas de desentendimentos, desamor e falta de cuidado recíproco. Ainda bem que muitos aceitaram esse desafio e se tornaram verdadeiros anjos. Como é bonito ver pessoas cuidando uma das outras, sentindo-se na pele que o amor vale à pena. Trata-se de uma via de mão dupla, quando se ajuda, a ajuda vem também, é este o segredo da boa convivência e dos defensores do bem. Ser anjo não precisa ter asas e auréola, basta abrir os olhos e o coração e fazer tudo aquilo que Deus pediu para nós.

Enfim, é isto! Muitos autores trazem frases lindas e inspiradoras sobre estes seres celestes: "Há anjos que caminham entre nós disfarçados de amigos", "Caminhar com os anjos te faz ter asas", "Você nunca está perdido que os seus anjos não consigam te encontrar", "Há alegria entre os anjos por causa de um pecador que se arrepende", "Que os anjos do céu zelem sempre por você para que nada atrapalhe a sua caminhada rumo à vitória". Estas frases foram tiradas do site 42frases.com.br, mas se fecharmos os nossos olhos e pensar na beleza destas criaturas, poderemos criar inúmeras outras de beleza semelhante.

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo