28 de outubro de 2025 às 08:48

SABER OUVIR A VOZ DE DEUS

Crônica de Elias Daniel ,lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo dia 26/10/2025

Crédito:https://teologia24horas.com.br/

Você sabe escutar a voz de Deus? Como administrar esta questão? Como seria a sua voz? Há necessidade de mistérios? Por que às vezes você tem a impressão que não está sendo ouvido? Os seus ouvidos em sintonia com sua alma, está compreendendo direitinho esta comunicação? Este tema norteará a nossa reflexão de hoje.

O primeiro livro de Reis na Bíblia Sagrada (19,11-13) narra a história do profeta Elias. O texto comenta que ele desejava ouvir a voz de Deus, foi então para uma montanha para alcançar o seu objetivo, ali aconteceu um forte vento e era tão medonho que quebrava as pedras, até que dava para escutar o vento, mas não era a de Deus. Em seguida veio um terremoto, a terra tremeu, houve até fogo e grandes labaredas, mas não era a voz que ele desejava ouvir. Depois, tudo ficou em silêncio e então Elias ouviu a voz de Deus, ela era mansa, delicada e clara. Esta grande lição mostra que nunca conseguiremos escutar o Pai do Céu como nos filmes religiosos, onde o céu se abre, aparece aquele ser supremo entre as nuvens sentado em um trono e falando com aquela voz retumbante. Cenas como estas foram criadas para tentar interpretar um pouco do Apocalipse e também para facilitar a compreensão. Deus prefere conversar com os seus filhos por meios diferentes, estranhos e incomuns. Um bom caminho seria a utilização dos anjos, um bom exemplo foi o Gabriel na anunciação à Maria e no sonho de José. Algumas igrejas exageram nos gritos nos momentos de oração, talvez querendo acreditar que Deus é surdo. Há toda uma euforia que certamente alivia bem o desespero da pessoa que está orando, mas as palavras repetitivas nem são tão assim pronunciadas, haja vista a exaltação do momento. Uma das imagens lindíssimas da mãe de Jesus é a de NOSSA SENHORA DO SILÊNCIO, vê-se que ela está em perfeita contemplação e fazendo sua oração com muita pureza e serenidade. Penso que desta forma fica mais fácil ouvir a vos de Deus.

Outros caminhos também que Deus se manifesta são pelos gestos e atitudes, vamos aos exemplos. Você implora determinada cura e acredita que tudo acontecerá num passe de mágica, mas não é assim que funciona, de repente a graça vem pelas mãos dos médicos ou dos remédios. Há pessoas que no auge de sua depressão força o Pai do Céu a lhe dizer algo, acalmá-lo, ou coisa do tipo, o problema é que diante de sua fragilidade, o deprimido já reza acreditando que não será ouvido, aplica-se certo bloqueio e já abraça a desesperança. Para que Deus possa falar, é necessário ouvi-lo e isto ultrapassa liberar os tímpanos, mas precisa dar uma chance à fé, ou seja, acreditar de fato que está apto a entender as suas palavras que poderão vir por um brisa mansa, como no caso do Profeta Elias, por uma manifestação de alguma pessoa, criança ou animal próximo, também por uma música que surgiu do nada e disse tudo o que você precisava ouvir, por uma mensagem ou figurinha aleatória destas de internet, pela fala de alguém por intermédio de uma palestra, reflexão ou qualquer tipo de narração. O fechar os olhos muito contribui para sentir a voz de Deus. Este desligamento do mundo externo te jogará para dentro de si e como você está muito bem cuidado pelos anjos, conseguirá sentir as suas respostas.

As Sagradas Escrituras trazem de maneira confortável a voz de Deus. Muitos livros do Antigo Testamento apresentam inúmeras citações escritas para um povo tão distante de nós, mas, por incrível que pareça, estão muito atualizadas, livros como dos Salmos, Isaías, Eclesiástico, Eclesiastes, Sabedoria, Provérbios, dentre outros, trazem de maneira bem nítida aquilo que o Pai do Céu quer nos dizer. Pelo Novo Testamento, encontramos os ensinamentos de Jesus, as cartas paulinas e muita riqueza que mostra que não estamos sendo ignorados quando oramos. Talvez faz necessário saber ouvir a voz de Deus! Uma leitura não pode ser de maneira artificial, ela precisa acontecer com oração e procura por interpretações corretas. Com certeza determinados livros não nos acrescentarão muita coisa, haja vista focar em narrações históricas, por isso reforçamos, a Bíblia não é um livro para ser lido como se lê um romance, iniciando na primeira página e terminando na última. Exatamente por isso que tem este nome semelhante a uma BIBLIOTECA, com livros distintos que devem ser apreciados diferentemente.

O blog de Kris Vallotton, trabalhando também este assunto, comenta que as circunstâncias nos ajudam a ouvir a voz de Deus, acompanhe: "Deus pode falar conosco e nos direcionar através das circunstâncias de nossas vidas. Essa dinâmica ocorre quando Deus abre e fecha as portas da oportunidade. É fácil entender mal este princípio e pensar que sempre que nos deparamos com um obstáculo em nossas vidas, estamos fora da vontade de Deus. No entanto, tenha em mente que, muitas vezes, quando estamos fazendo algo para Deus, o inimigo se opõe a nós! Mesmo em tempos de intensa oposição, devemos lembrar que Apocalipse 3:8 diz: "Conheço as tuas obras. Eis que pus diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar, porque tens pouca força, e guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome".

Os mais diversos livramentos que as pessoas se beneficiam constantemente, são exemplos claros da voz silenciosa de Deus, principalmente para aquelas que logo que acordou rezou o Pai Nosso e disseram: "Livre-nos de todos os males". Deus é bom o tempo todo e não abandona os seus filhos por nada, lembram o que disse Jesus certa vez? "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem" (Mt. 7, 9-11). O cantor Gilberto Gil também contribui com o nosso tema na canção SE EU QUISER FALAR COM DEUS, acompanhe: Se eu quiser falar com Deus tenho que ficar a sós. Tenho que apagar a luz, tenho que calar a voz, tenho que encontrar a paz, tenho que folgar os nós dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios. Tenho que esquecer a data, tenho que perder a conta, tenho que ter mãos vazias, tenho que aceitar a dor, tenho que me aventurar, tenho que subir aos céus sem cordas pra segurar (...)".

Chegamos a mais um final! Ouvir o que Deus tem a nos dizer não é nenhum bicho de sete cabeças. A bem da verdade ele fala conosco o tempo todo, basta prestar atenção e escutar. Dialoguemos mais vezes com o nosso Pai do Céu, assim teremos mais facilidade em entender o que ele tem a nos dizer!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo