11 de dezembro de 2025 às 15:50

QUEM TE CONHECE, NÃO ESQUECE JAMAIS!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 07 de dezembro de 2025.

Os comentários poderão ser enviados para o e-mail: contato@radiocomunidadefm.com

Crédito:skyscanner

No último dia 02 de dezembro, celebrou-se o DIA DE MINAS GERAIS, embora a data de 16 de julho também seja lembrada. O início teve grande relação às minas e ao ouro encontrados por estas terras, o que fez ganhar este nome. Neste ano de 2025, o estado completou 305 anos com muita história para contar!

Aquela linda canção que se tornou quase um hino de Minas Gerais, adaptada da valsa italiana Viene Sul Mare, de autoria de José Duduca de Morais, interpretada por Tonico e Tinoco, Milton Nascimento, dentre outros, bem ilustra o nosso estado: "Oh, Minas Gerais, Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais, oh Minas Gerais! Eu saí da minha terra pra não voltar nunca mais, mas a saudade malvada me fez voltar pra trás. Recordando as lindas fontes, lá da casa dos meus pais, voltei pra Belo Horizonte, querida Minas Gerais. O chão de Minas querida, tudo ali reproduz, onde o pão se multiplica, como as mãos de Jesus. Onde abriga toda gente com os direitos iguais. Oh Terra de Tiradentes, querida Minas Gerais". Esta música foi criada ou adaptada no ano de 1942, mas outras também mostram de maneira agradável o bom povo mineiro. Destaques para o Clube da Esquina, com seus cantores orgulhosamente mineiros que tinha como filosofia enaltecer Minas Gerais. Em se tratando de música, temos referências em todos os estilos, desde o rock, sertanejo ou clássicas, a grande maioria mostrando prazer em ser mineiro.

Numa rápida pesquisa sobre o estado, as imagens que mais se destacam são as casas antigas, igrejas e cachoeiras, mas não apenas estas cenas retratam nossa realidade. Moramos em um lugar em que o progresso sempre se mostrou presente, com uma população de mais de 20 milhões de pessoas em 853 municípios. Na culinária, o mineiro mistura os ingredientes oriundos dos três povos que formaram a população de Minas e também de grande parte do Brasil. Pratos com ingredientes indígenas, africanos e europeus permeiam a culinária desse estado, como o feijão-tropeiro, torresmo, angu de milho verde, paçoca de carne seca, entre outros. O estado é detentor da terceira maior economia do Brasil, com PIB de mais de 857 trilhões de reais, o que é 9,5% da renda brasileira. Em termos de atividades econômicas, Minas Gerais possui vários destaques, como a indústria extrativa mineral, o turismo e o agronegócio, sendo a primeira a mais importante do estado. Estima-se que mais de 50% da produção brasileira de minério de ferro esteja localizada em Minas, além de 29% dos demais minérios serem extraídos do solo mineiro.

Nosso clima é privilegiado, a produção cafeeira sempre se beneficiou desta dádiva. Podemos até não ter praias, mas temos muitos rios e cachoeiras, além de um turismo rural esplêndido. César Menotti e Fabiano já cantava: "Me disseram que quando o mar fica agitado demais e aquele barulho que a onda faz, é o mar chorando e implorando pedindo pra banhar Minas Gerais". A nossa história é riquíssima com muitas cidades preservando este patrimônio cultural.  Quem visita Minas Gerais, não esquece jamais!

Ser mineiro é ser diferenciado! Trata-se de um pessoal hospitaleiro, acolhedor, com um linguajar característico que revela a essência do seu coração. Já tivemos e continuamos tendo pessoas ilustres que contribuíram de maneira significante para o nosso país, um destaque para o Juscelino Kubitschek, o mineirinho de Diamantina que construiu a atual capital do Brasil, cientista como Carlos Chagas, vizinho nosso, aqui da cidade de Oliveira, o memorável Pelé que proporcionou inúmeros títulos no futebol, políticos destacáveis, como Itamar Franco, Tancredo Neves, entre outros. O inventor do avião, Alberto Santos Dumont, bem como Carlos Drumond de Andrade, João Guimarães Rosa, Tiradentes, Aleijadinho e por aí vai.

João Guimarães Rosa, na sua obra GRANDE SERTÃO VEREDAS, abrilhanta nossas terras: "Minas é a montanha, montanhas, o espaço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático; a suspensa região — que se escala. Atrás de muralhas, caminhos retorcidos, ela começa, como um desafio de serenidade. Aguarda-nos amparada, dada em neblinas, coroada de frimas, aspada de epítetos: Alterosas, Estado montanhês, Estado mediterrâneo, Centro, Chave da Abóbada, Suíça brasileira, Coração do Brasil, Capitania do Ouro, a Heroica Província, Formosa Província. O quanto que envaidece e intranquiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e História. De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas — a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas — a gente não sabe! Sobre o que, em seu território, ela ajunta de tudo, os extremos, delimita, aproxima, propõe transição, une ou mistura: no clima, na flora, na fauna, nos costumes, na geografia, lá se dão encontro, concordemente, as diferentes partes do Brasil. Seu orbe é uma pequena síntese, uma encruzilhada; pois Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas".

Oh Minas Gerais! Quem te conhece, não esquece jamais! A sua religiosidade te faz abençoada! A sua história te faz imortal! O seu povo te faz qualificada! A sua polícia te faz mais segura! Os seus empreendedores te fazem crescer! Os seus educadores te fazem inteligente! A sua natureza te deixa linda! Viva Minas Gerais!

Diante de tanta exaltação, até parece que nosso estado não tem problemas! Lógico que eles existem, infelizmente o ser humano é carregado de contradições e existem pessoas que se importunam com o que é bom. Assim, deparamos com gestores que não valorizam a causa social, com baderneiros que não gostam da paz e da justiça, com maus motoristas que ignoram as leis de trânsito, com profissionais incompetentes que barram o progresso, com os coronéis modernizados que se acham donos do pedaço, com um monte de situações comuns a todos os lugares. Mas, estamos em Minas Gerais! Nestas nossas terras, o que é bom ultrapassa aquilo que é ruim.

Chegamos a mais um final! Hoje enaltecendo Minas Gerais. É sabido que todos os estados possuem os seus méritos, mas, como estamos celebrando o nosso, nada melhor que levá-lo às alturas. Cabe a cada um de nós cuidar dele com muito carinho, principalmente escolhendo gestores que realmente preocupem com a causa!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo