05 de junho de 2022 às 08:00

PENSAR, A COISA MAIS LINDA DO MUNDO!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo no dia 05 dejunho de 2022

Crédito:www.awebic.com

A arte de pensar é algo fascinante que infelizmente nem todos usufruem. René Descartes, um filósofo francês do século XVI, defendeu uma teoria conhecida como cartesiana onde ele afirmava que quem não pensa, não existe. Ousadia dele? Será mesmo que a existência está associada intrinsicamente com o ato de pensar? E quem não pensa, ou pensa muito pouco, ou quase nada? Bom, vamos desvendar este mistério até no final da reflexão.

Segundo os dicionários, quem pensa submete-se ao processo de raciocínio lógico e exerce a capacidade de julgamento, dedução e concepção e é exatamente a partir destes dizeres que vamos tentar compreender melhor os fatos. Pra início de conversa, vamos utilizar a palavra RACIOCÍNIO. A sua origem é latina e vem de "Ratiocinatio", que significa o ato de calcular, decidir, usar a razão e deliberar. Utilizando palavras mais simples, diríamos que, quem pensa: raciocina, tem certeza dos seus atos e consegue calcular, montar estratégias e enxergar a perfeição. É simples assim? Mais ou menos. Tem muita gente achando que pensar é apenas montar as peças e se satisfazer com isto. Na verdade, vai bem mais além disso. Faz-se necessário averiguar os detalhes, causas e consequências. A calma é a principal ferramenta, a correria do dia a dia em nada contribui para se fazer e planejar a coisa certa. Por estas e outras que o "Penso, logo, existo" de Descartes faz sentido. Existir por existir é algo monótono, desnecessário, sem vida e desprezível.  Todos os nossos atos precisam passar pelo crivo do pensamento e que ele aconteça paulatinamente. E a necessidade de praticidade, como funciona? Tudo feito às pressas, não presta. Equilibre cada segundo da sua vida, utilize o raciocínio em cada detalhe.

 Segundo Freud, nas suas teorias psicanalistas, o inconsciente é o responsável para administrar a nossa capacidade de pensar. Cabe a ele os registros, análises, memorização e censura. O consciente é o lado de fora, aquele apressado que costuma agir antes de pensar. Para entender melhor, somos duas pessoas na concepção freudiana uma pensa, a outra age. A que gosta de agir precisa esperar primeiro o comando da que pensa. Se passar na frente, vira bagunça. Olhando por esta ótica, reforçamos o título desta crônica: "Pensar, a coisa mais linda do mundo". Pode parecer fantasia, mas não é. O Inconsciente é extremamente mais inteligente do que o consciente. Ele consegue descobrir coisas que a gente nem imaginaria. Se dermos credibilidade a ele, um mundo de descobertas se abrirá pra nós!

Chego a acreditar que muitos erros da humanidade acontecem pela falta de se pensar! Em sã consciência crimes não aconteceriam, muito menos estupros, guerras, corrupção, exploração, covardia, ganância e por ai vai. Quem pratica estas atrocidades não pensa em si e muito menos nos outros. Agem mais pela emoção ou porque são doentes. Os propósitos de Hitler na segunda guerra mundial ultrapassam os quesitos imperialismo, poder, dominação e revalidação da primeira guerra, ele tinha a intenção de implantar a sua ideologia e a busca por uma raça pura, a ariana, por isto perseguiu os judeus, bem como desejava dizimar também os negros, ciganos, homossexuais, dentre outros. O que o levava a acreditar que poderia agir daquela forma? Embora o nosso inconsciente trabalhe pra nós, ele é bastante independente e cobra perfeição, ética e serenidade o tempo todo. As ações extrapoladas provêm da não utilização da capacidade de pensar.

Todas as áreas profissionais que desejam excelência utilizam a mente como primeira ferramenta de trabalho. Para isto, os profissionais se especializam e munem o cérebro com conhecimentos, teorias e bagagem. Assim, quando precisam recorrer a algo, basta pedir ao administrador (inconsciente), que tudo estará ali prontinho para ser liberado. Quem não faz este abastecimento, acaba por ter mente vazia e, por mais que deseja pensar, nunca encontrará algo a ser oferecido. Existem aqueles também que enche a sua caixinha mental com bobagens e quando recorrem a ela, só encontram o desnecessário. Buda dizia que "Nós somos o que pensamos ser". Nós colhemos aquilo que plantamos. Por isto que eu havia dito que pensar não é tão fácil assim, muita coisa precisa ser observada.

Um fator não pode ser desconsiderado, a questão cultural, ideológica e religiosa.  Neste ponto chegamos à conclusão que o ato de pensar é subjetivo. Como cada um deve pensar ao seu jeito, é possível perceber divergências. Não estou me referindo a conflitos, guerras, intrigas, seria apenas posições diferentes. Se ambos usam de maneira categórica sua capacidade mental, a discussão será para crescimento e ampliação de conhecimento. Em uma partida de futebol no final de um campeonato os ânimos ficam alterados e a capacidade de pensar é sobreposta pela emoção. Como o inconsciente trabalha de maneira mais lenta, o consciente acaba tomando as rédeas da situação e assim é possível imaginar o final da história. Esta lentidão é devido à necessidade de arquitetar, raciocinar, averiguar e analisar, não por comodidade.

Enfim, o ato de pensar ajuda a desatar nós em todos os sentidos da palavra! Não convém agir de maneira abrupta, porque consertar um erro é muito mais difícil do que montar as peças. Um autor desconhecido disse que "Você não precisa dizer tudo o que pensa, mas precisa pensar em tudo o que diz" e isto serve pra tudo na vida. A chave mestra do "pensar" é a RAZÃO, o seu oponente ou subalterno é a EMOÇÃO. Use-os de maneira sábia e conquistarás o seu interior e também o mundo. 

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo