19 de dezembro de 2021 às 08:01

OS OLHOS, JANELA DA ALMA!

Crônica de Elias Daniel lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 19 de dezembro de 2021

Crédito:freepik

Na última segunda feira a Igreja Católica celebrou Santa Luzia, a considerada protetora dos olhos. A sua história é muito emocionante e é claro que vamos abordá-la hoje além de conversar um pouco sobre importante órgão que nos revela o mundo e muito precisa de cuidados.

Iniciemos com a história da santa. Ela pertencia a uma rica família italiana que lhe deu muitos bens e uma ótima formação cristã. Com a morte do pai, a mãe batalhou para que ela se casasse com um jovem que era pagão. Pedindo um tempo para pensar, Luzia foi ao túmulo da mártir Ágeda de onde voltou com a certeza da vontade de Deus para se manter virgem. Enfrentando todas as provações, vendeu todos os seus bens e doou aos pobres. Esta iniciativa causou indignação no rapaz que a ia tomar por esposa a tal ponto de ser um tormento na sua vida. Mas ela se manteve firme nos seus propósitos sendo vítima de perseguições e decapitada no ano de 303. A pressão feita pra cima dela para que negasse a sua fé fez com que tomasse uma medida rígida de arrancar os olhos e entregá-los ao carrasco do que renegar a pessoa de Jesus Cristo na sua vida. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza. Por estas e outras a igreja a consagrou como protetora dos olhos a tal ponto que muitos milagres foram notificados sob sua intercessão, fundamentalmente aqueles dirigidos à arte de enxergar. O seu nome significa "Portadora da Luz". Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos que são a "janela da alma", canal de luz.

Na oração de Santa Luzia é possível pedi-la proteção para este órgão que é tão sensível e que afeta quase a maioria da população. Precisando de sua intercessão, reze assim: "Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Santa luzia rogai por nós, Amém!". Assim também reza Luiz Maria Borges dos Reis: "Santa Luzia, rogai por nós! Dai-nos forças e coragem para enxergar melhor não só com os olhos físicos, mas também com os olhos da alma, evitando o pecado e todo mal que nos impede de vive uma vida sadia e feliz, amando sempre a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Amém!".

Mas por que seria importante essa devoção? Simplesmente porque as fragilidades da visão, seguidas de deficiências podem acarretar grandes dificuldades para o nosso desenvolvimento humano. Uma pessoa adulta que perde a visão depois de ter conhecido o mundo entra em um desespero tão grande muito mais que aqueles que já nasceram cegas e conseguiram se adaptar à realidade. São muitos problemas ocasionados com os descasos, como exposição por muito tempo na tela de um celular, computador ou televisão em alta luminosidade, o não uso dos óculos quando receitados pelo oftalmologista, o hábito de coçar os olhos, o uso inadequados de maquiagens, principalmente aquelas não aprovados por órgão fiscalizador, o não uso de óculos escuros diante do sol escaldante, o uso de colírios vencidos ou sem orientação médica, a higiene precária dos olhos, o descontrole do nível de açúcar para as pessoas que têm problema como a retinopatia diabética, o uso de lentes de contato não lubrificadas, o uso de óculos de grau sem a indicação médica, alimentação comprometedora sem as vitaminas adequadas, uma noite mal dormida e a não visita regular ao oftalmologista. Diríamos que a intercessão à Santa Luzia é louvável mas é necessário se precaver. Infelizmente tem muita gente, principalmente os mais jovens, que pensam ser brega o uso dos óculos e optam por forçar as vistas ao invés de usá-lo de maneira adequada. Esta prática tende a piorar ainda mais os problemas da visão.

Por incrível que pareça a modernidade contribuiu muito para o aumento dos problemas de visão. Segundo uma pesquisa publicada no JORNAL OFTALMOLÓGICO, cerca de 4,8 bilhões de pessoas usarão óculos até no ano de 2050, o que equivale a 49,8% da população mundial. Ralf Toenjes, presidente da Renovatio, uma ONG de São Paulo criou um projeto para fabricar e fornecer óculos para quem não tem condições de comprá-los. Segundo Ralf, 45 milhões de brasileiros precisam usar óculos e ainda não sabem. Daí a necessidade de visitar um oftalmologista mesmo acreditando que esteja bem. Na verdade as pessoas se acostumam e quando dão por si, o caso poderá estar muito mais grave que possa esperar.

Em uma de nossas crônicas conversamos sobe os olhos como ligação do cérebro proporcionando o que chamamos de janela da alma. Hoje optamos por tratar deles dentro do ponto de vista físico. Nas duas situações olhos são muito necessários para a condução da nossa vida. É claro que não ousaria dizer que os cegos não vivem, na verdade eles enxergam, só que de maneira diferente. Quanto aos demais que precisam deles para se direcionar ou compreender os mistérios da vida, o melhor que se pode fazer é cuidar deles para tê-lo pelo tempo de vida que tiver. Diante de necessidades especiais, recorra à Santa Luzia, que ela intercederá a Deus em seu favor.

Enfim, chegamos a mais um final! Os textos judaicos dizem que "o coração vê melhor do que os olhos". Mas podemos acrescentar que os olhos muito contribuem para a atuação do coração. Enxergar bem é algo fenomenal e cabe a cada pessoa cuidar-se para poder usufruir deste presente de Deus!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo