17 de dezembro de 2023 às 07:35

OS GARIS COMO ANJOS DA GUARDA!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira,  lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 17 de dezembro de 2023

Crédito:novaiguacu.rj.gov.br

Quase todos os dias uma modalidade de anjo da guarda passa pelas nossas ruas. São os garis que fazem o recolhimento do lixo. Às vezes passam despercebidos, mas são tão importantes que geralmente são notados apenas quando atrasam ou diante de algum imprevisto não passam. Pela crônica de hoje, vamos refletir um pouco sobre este profissional.

Em Bom Sucesso é recolhido em média 18 toneladas de lixo por dia. A cidade não possui mais um aterro sanitário para os despejos dos dejetos, eles são levados para um espaço que possui enormes caçambas sendo recolhidas por carretas que levam para Campo Belo. Para a coleta, utilizam são dois setores, o primeiro passa pelo bairro Palmeiras, São Judas Aparecida, incluindo Beira da Linha, Cândido Siqueira Campos, Zequinha Carlos, centro do cemitério até o Bairro Industrias, Distrito de Macaia, incluindo os condomínios náuticos e lixeiras rurais da rodovia que vai para Ibituruna até Aurelino Mourão e Macaia. O segundo passa pelo bairro das Indústrias, Faquines, ruas próximas à Escola Municipal Antônio Roquim, São João Batista, Bairro dos "Binas" Chácara, Chácara das Rosas, Cruzeiro, Barreiro de Cima e de Baixo, São Cristóvão, rua da Vila Vicentina, bairro do Open Bar, Zequinha Carlos, Piteiras, Por do Sol, Cohab Irmã Domitila, estação, centro do Cemitério até o Bairro das Industrias e Candido Siqueira Campos. São dois caminhões com equipe de quatro pessoas, motorista e três garis.  Trabalham dia sim, dia não, no horário de 7h as 19h.

Neste departamento, não poderíamos ficar sem ressaltar os cuidados que todos precisam ter ao colocar os lixos para o recolhimento. Para início de conversa, respeitar o horário do caminhão. Talvez tenha sido muita ousadia da prefeitura tirar todas as lixeiras e grades para tentar educar os cidadãos quanto aos cuidados com a causa, mas, infelizmente, tem gente que não tem jeito, insistem em andar na contramão. Parece que não incomodam em ver a rua suja e não convém aqui culpar os cachorros, mesmo porque, até os que possuem pedigree não evitariam algum atrativo de petisco nalguma sacolinha pendurada. Os do contra certamente discutiriam alegando que não são obrigados ficar com o seu lixo dentro de casa, mas aqui perguntamos, o vizinho precisa viver com as sobras da sua casa? Outra coisa, segure o seu cão antissocial em casa, eles adoram perseguir os garis. Não coloque lixo em sacolas que não o suportam, use uma maior ou mais segura. Também solicitamos amassar as caixas de papelão e tirar o ar das garrafas pets. Segundo o site luftech.com.br, o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, quantidade similar à de países como a Croácia, Hungria e maior que o México, Japão ou Coreia do Sul. No mundo todo são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente e 3 bilhões de pessoas (quase 50% da população mundial) não contam com a destinação final adequada dos resíduos. O Japão é um grande exemplo de coleta adequada de lixo. Lá sim as pessoas são educadas. A educação começa nas escolas. Para se ter uma ideia, na cidade de Saitama, vizinha de Tóquio, há as indústrias de lixo, elas levam aproximadamente 400 toneladas de lixo que chega já separado entre recicláveis e orgânicos e chegam divididos em caminhões específicos para cada tipo de resíduo. Tudo é automatizado, o setor que cuida do lixo orgânico é operado por um profissional de dentro de uma sala de controle. O reciclável funciona da mesma forma, com uma garra de aço capaz de transportar até 3 toneladas de carga. No final do processo tudo sai compactado, limpo e pronto para ser vendido para centros de reciclagem.

Outro cuidado que ultrapassa o quesito educação e chega na questão da ética e da humanidade, seria a embalagem adequada do lixo. Não convém deixar objetos cortantes expostos dentro da sacola, o gari até usa luva, mas uma agulha de seringa ou mesmo um vidro, pode ultrapassá-la podendo acidentá-lo. A questão da reciclagem é muito importante. Toda casa precisa ter um espaço para separar o lixo que a natureza tem dificuldade de eliminar e ademais, a nossa cidade possui diversos coletadores deste material. Para os caminhões da prefeitura, sobraria aqueles dejetos que não tem, de fato, nenhuma serventia. Ainda a pouco citamos o Japão, o descumprimento das normas por lá acarreta multa. Vejam como eles devem agir com o lixo doméstico queimável: retirar o excesso de água e na medida do possível transformar o lixo orgânico em adubo. Os papéis deverão ser separados. No caso das fraldas descartáveis, precisa ser retirado os resíduos e, também é possível descartar nesse saco plástico, lenços de papel. Quanto aos objetos de couro ou tecido, deve ser retirado as partes metálicas. Quanto às madeiras e galhos, se não couber no saco de lixo, deve-se cortar os pedaços em até 70 cm e agrupar em maços de 30 cm. A pessoa deve amarrar o lixo e colocar seu nome e o nome do bairro, isso acontece para o caso de, se a pessoa descartar de forma incorreta, eles procuram a pessoa e a ensinam a forma correta de fazer o descarte. O lixo comum é coletado entre segunda e quinta feira, nas sextas feiras fica reservado para objetos maiores ou de metal como panelas e frigideiras, papel alumínio, lixos de metal, guarda-chuva, aspirador de pó, secador de cabelo, forno microondas, os produtos de couro sintético, como borracha ou plástico: brinquedos, baldes de plástico, tênis, botas, fitas cassete e de vídeo, escovas de dente e por fim, os objetos de vidro ou cerâmica, como lâmpadas, tigelas e pratos e vidros.

Para encerrar, as cobranças pelos nossos lados são simples, acredito que diante de uma conscientização as coisas possam ficar melhores. Começamos citando os coletadores e os identificando como anjos. São trabalhadores dignos como qualquer outros e merecem todo o nosso respeito e consideração. Em Bom Sucesso neste ano, eles estão como uma belíssima campanha que nós recomendamos e conclamamos todos a contribuírem, trata-se da CAIXINHA DE NATAL DOS GARIS. Ela é encontrada nos caminhões de lixo e passando perto da sua casa, ajude-os. Com o objetivo de avisar a sua chegada para a coleta, sempre utilizam buzinas e sirene o que serve também para despertar a todos pela causa. A contribuição coletiva reforça a valorização daquelas pessoas que correm inúmeros riscos todos os dias, mas não ficam sem fazer o seu oficio, faça sol ou faça chuva. Que Deus possa abençoar estes heróis da limpeza!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo