30 de maio de 2021 às 08:42

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Crônica de Elias Daniel de Oliveira (30/05/2021)

Crédito:musicasparamissa.com.br

A Igreja Católica celebra hoje a festa da Santíssima Trindade e é exatamente este tema que abordaremos na reflexão de hoje. Por qual motivo esta celebração é tão importante? Do que se trata esta junção entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Onde na Bíblica enfoca este assunto? Bom, são muitas perguntas e a bem da verdade nem tantas respostas. Trata-se de mais um dogma de fé em prol da nossa salvação e que, em hipótese alguma, devemos desconsiderar.

Pra início de conversa vamos entender do que se trata. A expressão vem do latim trinitas “tríade”, de trinus “tripa” fazendo surgir a palavra TRINDADE que define Deus como três pessoas em uma única. O Pai que é o coordenador, o Filho, salvador e o Espírito Santo, o defensor. As três se juntam em prol da salvação humana. O mentor deste dogma foi Atanásio, bispo de Alexandria no século 4 a partir do Concílio de Nicéia que aconteceu no ano de 325. Ele foi muito criticado na época e o Imperador Constantino chegou a lhe propor o exílio, mas tudo mais tarde foi normalizado. A sua principal intenção era exatamente quebrar a disputa de quem era o maior, Jesus ou Deus. Neste contexto, utilizando também o Espírito Santo recomendado pelo próprio Jesus, veio então a valorização da Trindade Santa. Hoje usamos estas três pessoas, fazendo o sinal da cruz para nos abençoar e proteger dos males.

Outro grande defensor deste dogma foi SANTO AGOSTINHO. É dele a história do menino na praia e o mistério da Santíssima Trindade. Segundo contam, o santo estava andando pela areia da praia com muita preocupação acerca deste assunto. Como poderia haver três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo em um único Deus. De repente ele avistou um menino que ia até o mar, enchia um baldinho com água  e o despejava dentro de um buraco feito na areia. Santo Agostinho ficou observando aquela cena, até que resolveu indagar o garoto: O que estás fazendo? O menino na sua simplicidade olhou para ele e respondeu: Vou colocar neste buraco, toda a água do mar! Diante da inocência, o santo lhe sorriu e disse: Isto é impossível, menino. Como podes querer colocar toda essa imensidão de água do mar neste pequeno buraco? O anjo de Deus o olhou então profundamente e lhe disse com voz forte: Em verdade, te digo: é mais fácil colocar toda a água do oceano neste pequeno buraco na areia do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus!

O site do Vaticano, abordando esta celebração, comentou que DEUS É UM MISTÉRIO INCOMPREENSÍVEL E INATINGÍVEL PELO CONHECIMENTO HUMANO. Segundo Orígenes, padre dos séculos segundo e terceiro, o que precisamos compreender a respeito de Deus é que ele está muito além das nossas expectativas. Ele ultrapassa todas as coisas na beleza e em excelência, de modo indizível e inapreensível. Sua natureza não pode de modo algum ser captada nem pela mais pura e límpida inteligência do homem. São Basílio, bispo de Cesareia no século 4, falou que Deus como mistério ultrapassa o pensamento humano. Não se deve abrangê-lo por conceitos corporais, porque ele não pode ser descrito na mente humana. A pessoa de fé afirma que o raciocínio do homem jamais atingirá o infinito. O melhor caminho seria refletir sobre Deus de acordo com sua potência, simplicidade de natureza, estando em toda a parte e ultrapassando a tudo. A maneira como o Pai Celeste conduz tudo não é da mesma forma que nós, meros humanos. Este mistério é tão grande que Ele fez o homem a partir da sua imagem e semelhança, conforme o Livro de Gênesis e mandou o seu próprio filho para mostrar o seu poder, de acordo com inúmeras citações dos evangelhos.

Por estas e outras que assistimos cenas de cientistas querendo estudar e entender Deus, mas obtendo quase nenhum sucesso, ainda assim não conseguem duvidar da sua existência, por ver que a vida acontece de modo tão natural. Por diversas vezes muitas perguntas são criadas como, onde fica Deus? Fica no céu? Aquele ali de cima? Ele é igual a mim e a Adão? Ele tem esposa, filhos, família como os deuses gregos? Ele é misericordioso e também vingativo? Bom... esta mania do ser humano querer comparar Deus à sua rotina e características é uma maneira de tentar compreendê-lo e julgá-lo de alguma forma, mas, conforme dissemos a pouco, Ele é incompreensível e inatingível pelos nossos pensamentos. Melhor assim, porque se ele fosse como nós, seria carregado de defeitos, limites e problemas. Deus soberano e ama a sua criação. A Trindade Santa tenta mostrar isto.

Certa vez um rei chegou a um velho sábio e lhe ofereceu muitas moedas de prata para que ele lhe dissesse onde estaria Deus. Na sua sabedoria, o idoso se levantou, foi até ao seu armário, pegou um saco com moedas de ouro que ultrapassava três vezes mais à quantia que lhe tinha sido ofertada e disse ao nobre: Pois eu te dou esta quantidade muito maior se o senhor conseguir me dizer um lugar que Deus não esteja! Pois é! Precisamos parar com esta mania de querer explicações para manter a nossa fé. Jesus falou a Tomé que eram felizes aqueles que acreditassem sem tê-lo visto. Que possamos apoiar nos inúmeros testemunhos das mais diversas graças recebidas todos os dias. Que a nossa fé no Pai, Filho e Espírito Santo não precise de explicação científica, tão somente da valorização do amor de Deus para nos guiar e garantir uma vida abençoada e digna.

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo