14 de janeiro de 2024 às 07:42

O BELO GESTO DE AGRADECER!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo no dia 14 de janeiro de 2024

Crédito:Vitaliy Nazarenko / 123RF

Um hábito que não pode faltar às pessoas é o de agradecer sempre. O dia 11 de janeiro é lembrado como o Dia Internacional do OBRIGADO. Trata-se de um gesto muito simples, mas de um significado fenomenal. Devemos sempre ser gratos primeiramente a Deus, em seguida aos outros e por fim, a nós mesmos! Este tema norteará a nossa reflexão de hoje.

Os americanos, mais que os brasileiros, celebram na penúltima quinta feira de novembro o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, o objetivo é sempre despertar nas pessoas o hábito de nunca achar que as coisas devem acontecer de maneira obrigatória, mas para que possamos perceber que tudo neste mundo merece um pouco de consideração. O agradecimento perpassa o ato de ser gentil, ele revela um reconhecimento daquilo que veio em nosso favor. Talvez nem seja necessário ficar a todo tempo dizendo obrigado... obrigado...  Esta prática pode até deixar transparecer um pouco de falsidade, apenas deveríamos ser gratos com aquilo que vem em nosso favor. Precisamos ter gratidão à natureza por tudo o que ela nos proporciona, desde a chuva, frio ou calor intenso. Com toda certeza, se alguma coisa saiu do controle natural, é extremamente por culpa do próprio homem. Por incrível que pareça, até os males em nossa vida tem a sua razão de existir, um bom exemplo é a gripe que não passa de um recurso do corpo de expelir o vírus que pode nos acarretar problemas maiores. O atraso em voo pode significar um livramento. Deus é muito cuidadoso com todos nós e temos uma dificuldade enorme de entender tudo isso. Muitas vezes dissemos que ele foi injusto, mas fechamos os olhos para a nossa displicência.

Em qualquer lugar o "muito obrigado" para os homens ou a "muito obrigada" para as mulheres cai muito bem, é uma maneira interessante de mostrar para a outra pessoa que estamos felizes com aquela comunicação que, certamente alcançou os objetivos. No trabalho, seja cordial com o cliente, agradecendo sempre a oportunidade. Na compra, faça o mesmo com o vendedor. Toda gentileza por parte de qualquer pessoa próxima de nós, merece possuir um agradecimento. É muito simples este hábito e ele proporciona uma sociedade mais harmônica e civilizada. As pessoas carrancudas são desprezíveis e não conseguem fazer valer a convivência.

Um fator precisa ser levado em consideração, faz-se necessário ser sincero ao agradecer, aqui a falsidade não cai bem e pode jogar tudo por terra. Quando for agradecer alguém por qualquer motivo, seja verdadeiro, mostre que você está satisfeito ou satisfeita e caso não esteja, não seja sarcástico. Ainda a pouco citamos a questão da gentileza e lembramos aquele filósofo de rua do Rio de Janeiro que dizia: "Gentileza gera Gentileza", a partir do momento que uns poucos adotarem o hábito da singeleza, sem nenhuma sombra de dúvida, os demais também seguirão o mesmo caminho e o mundo todo será revestido de bondade.

O professor Robert Emmons, pesquisador americano deste tema, apontou em seu livro "Agradeça e seja Feliz" alguns benefícios da prática da gratidão para a saúde física e mental, acompanhemos: "A pessoa fica mais entusiasmada, otimista e feliz, além de ter mais energia; O sistema imunológico de fortalece; A pressão arterial diminui; Reduz as queixas de mal-estares e dores; Qualidade de sono melhora; A pessoa acorda mais disposta; Emoções toxicas são ignoradas ou eliminadas, como rancor, inveja, medo e raiva; A vida social da pessoa se torna mais prazerosa, consequentemente mais ativa; Os níveis de estresse e depressão reduzem". A existência dessa relação está também nos estudos de Martin Seligman, psicólogo americano e professor da Universidade da Pensilvânia. Segundo ele, por ser uma emoção positiva, a gratidão amplia o sentimento de bem-estar emocional e a explicação vai além, de acordo com a neurociência, sempre que agradecemos ou nos sentimos gratos por algo ou alguém aumenta no nosso cérebro os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer.

Em outros momentos já abordamos o tema ÉTICA, que por sua vez tem muito a ver com o assunto de hoje. Todos estes pontos dizem respeito à boa conduta das pessoas na coletividade. O gesto de agradecer é uma maneira bacana de mostrar a reciprocidade, trata-se do cuidado mútuo e reconhecimento do valor do outro. Na introdução comentamos que a gratidão precisa ser primeiramente a Deus por nos enviar os seus anjos e deixar o nosso mundo mais seguro e abençoado, segundamente citamos as outras pessoas como prática da gentileza e por fim, a nós mesmos e aqui eu gostaria de reforçar um pouco mais. Da mesma forma que se eu não me amar, não terei forças e animação de amar ninguém, também é necessário que eu seja grato a mim mesmo por todos os meus esforços. Tudo bem que não acertamos sempre, mas pelo menos tentamos. A todo momento precisamos manter um diálogo interno a título de nos entender e conseguir subsídios para organizar todos os nossos planos, seria, mais ou menos, a parceria entre o consciente e o inconsciente, segundo a teoria freudiana. Da mesma forma que precisamos nos regular, censurar ou chamar a atenção em cima dos erros, precisamos reconhecer os sucessos. Isso nos ajuda a crescer e nos sentirmos valorizados por quem mais entende de nós: o próprio eu.

Chegamos a mais um final, hoje refletindo sobre o ato de agradecer sempre. Quem possui este hábito, já o faz no automático, quem não gosta de agradecer, precisa aprimorar. São muitos gestos de conduta que guiam as pessoas na convivência social, de repente podemos trabalhar com os outros em momento oportuno, mas pra hoje façamos valer aquela velha apertada de mão sincera com o olho no olho para mostrar ao outro o quanto ele é importante pra nós, mesmo em cima de assuntos simples.

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo