27 de novembro de 2022 às 07:47

GRATIDÃO SEMPRE!

Crônica de Elias Daniel  lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 27 de novembro de2022

Crédito:psicoaqui.com.br

Nesta semana tivemos o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS. Quem mais usufruiu desta celebração a tal ponto de ficar até de feriado foram os estadunidenses. Aqui no Brasil foi até lembrado, mas sem muito compromisso, ainda assim vamos bater um papo sobre o assunto, afinal de contas precisamos ser gratos a Deus, a nós e ao próximo, sempre!

A cultura é algo bastante particular, fundamentalmente quando o assunto é celebração, comemoração e festas. Quando o tema é marcante, normalmente encontra seguidores pelo mundo, como por exemplo, o Black Friday e o dia das bruxas, também conhecido como Halloween, dentre outras. Mas, a essência sempre fica por conta da matriz. O Carnaval não possui no exterior a mesma nostalgia que no Brasil. Imitar o Dia de Ação de Graças seria um motivo a mais para mostrar gratidão e promover a solidariedade, mas por aqui não passou de um dia normal da semana. Não se tratou de uma rebeldia ou frieza, mas cultura é cultura. É claro que é louvável um dia reservado para lembrar a todos da gratidão à Deus, mas aqui no Brasil não prosperou esse feriado.

Gratidão é algo que deveria ser lei básica para todo o seu humano que deseja viver coletivamente. Agradecer sempre é o mínimo que todos deveriam fazer. Primeiramente a Deus, em seguida a si próprio e, por fim a todos aqueles com quem você convive. Vamos então analisar cada parte, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e em todos os momentos é guiado e amparado pelas forças celestes. Os anjos são os principais guardiões nesta tarefa. As fraquezas e fragilidades dos seres humanos os fazem dependentes destas forças. A misericórdia divina é tão forte que até mesmo os descrentes se beneficiam. Pelo ciclo da vida, percebemos que por vontade de Deus acontece o nascimento, o decorrer e o falecimento. Durante todo este processo, as forças do mal ficam atinadas, bem como as doenças e um monte de coisas que deixam as pessoas vulneráveis. O que as fazem prosperar e sobreviver é exatamente a interferência dos céus. Percebe-se aqui um enorme motivo de agradecer a Deus sempre! Foi dito também da gratidão a si próprio. Já dissemos em outros momentos que se alguém quiser amar os outros, precisa se amar primeiro. Estando bem consigo mesmo, é possível ter condições de estar bem com os outros, ou seja, agradecer-se sempre, não com palavras ou discursos homéricos, mas com gestos. É muito legal sentir-se orgulhoso de si próprio! Esse suspiro vem seguido com a sensação do dever cumprido e consciência limpa e essa alegria interna deixa sair até um sorriso e um autoelogio.  O agradecer aos outros é algo que faz parte da boa etiqueta, educação e daquelas palavrinhas mágicas que nossas mães tanto falavam. As pessoas precisam cultivar mais essas práticas. Trata-se de uma lei da coletividade, conviver significa "viver com ... os outros". Da mesma forma que todos gostamos de ser bem tratados e respeitados, o mesmo devemos fazer com o próximo, isto é uma via de mão dupla. Agradecer pelos simples e sérios gestos e também pelo fato da outra pessoa fazer parte do nosso mundo. A gratidão é uma virtude encantadora, ela é uma extensão do amor.

Uma das grandes lições que o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS nos ensina é que a melhor maneira de pedir em oração alguma coisa, seria agradecendo. Por muitas vezes somos muito pidões achando que Deus é nosso funcionário e que ele é obrigado a nos atender. Assim, assistimos à uma lentidão na resposta aos nossos pedidos diante da nossa intransigência. Mas a partir do momento que cultivamos a humildade e nos reconhecemos como seres pequenos diante da grandeza divina, os resultados serão muito mais gratificantes. Os americanos concebem que a comemoração desta festa cai num momento de agradecimento à Deus pelo ano que está prestes a terminar. Pela liturgia da Igreja, inicia agora o tempo do Advento, o ano novo. O clima sugere o reconhecimento das bênçãos recebidas e a expectativa de novos tempos. Nesse ponto a gratidão entra de braçadas diante de tudo que Deus tem feito e fará por nós.

E por que o Brasil não celebra essa festa? Pois bem, os Estados Unidos foram colonizados pelos ingleses que faziam esta celebração, como a nossa nação foi ocupada pelos portugueses que não tinham este hábito, a lembrança ficou por conta das escolas de inglês e pelas famílias evangélicas. Existem instituições que estão tentando ampliar esta festa para outras localidades, uma delas é o COMITÊ BRASILEIRO DO MOVIMENTO DE RESGATE DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS. O grupo busca há mais de 15 anos trabalha para estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria.

Chegando ao final, vamos deixar a nossa conclusão por conta dos sites significados e bibliaon que assim descrevem GRATIDÃO: "Sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação e um auxilio em favor da outra". "Ato de reconhecer que Deus fez tudo por você! Trata-se de um sentimento que eleva o espírito e nos une a Deus". Enfim, agradecer sempre! A vida fica mais bela com a gratidão. Seja você um cultivador desta semente!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo