19 de novembro de 2023 às 07:32

GRATIDÃO A DEUS!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 19 de novembro de 2023.

Em uma das leituras do evangelho desta semana nos deparamos com uma cena bastante interessante, dez leprosos aproximam de Jesus e lhe pede a cura, destes, apenas um voltou para agradecer. Por esta crônica, vamos abordar o assunto para entender do que se trata a impureza a que o Mestre falou e o ato de agradecer sempre. 

Assim relata o evangelista Lucas (17,11-19): "Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós". Ao vê-los, Jesus disse: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? E disse-lhe: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

Pela cultura judaica, todo leproso era impuro e cabia-lhe algumas exigências como não se aproximar das pessoas e tocar sempre um sininho para avisar que estava chegando. Com isso, vivia excluído da sociedade deixando-o em situação de subestima intensa. A fama de Jesus já espalhava pela região e quando estes dez perceberam sua presença, não titubearam e imploraram por ajuda. O Mestre, sempre muito compassivo, curou-os e pediu que apresentassem ao sacerdote. Este gesto tinha alguns significados, como mostrar-se curado para a autoridade para ter de volta a sua vida normal, somente o sacerdote poderia dar este aval. Jesus tinha também a intensão de que as autoridades religiosas dessem credibilidade a ele enquanto Filho de Deus, porque até então eles duvidavam. É bom salientar que os leprosos não foram curados na frente de Jesus, foi-lhes recomendado que fossem até o sacerdote e quando partiram, aí sim ficaram livres da lepra. É interessante que foi feito um teste de confiança, eles acreditaram e receberam a graça. Um ponto fortíssimo da leitura foi quando apenas um voltou para agradecer. Jesus até lhe perguntou pelos outros nove, embora já soubesse a resposta. Há de se frisar que o único que voltou era da Samaria, região vizinha que não vivia bem os galileus e exatamente este estrangeiro teve a simpatia e gratidão de voltar e reconhecer aquele belo gesto de libertação. 

Foquemos também na questão da impureza. Os judeus consideravam impuros os leprosos. Na verdade, estavam apenas doentes, tão somente precisando de tratamento. Era hábito deles assimilar males sérios como este como penalidade divina pelos pecados praticados pela pessoa ou pelos seus pais, o mesmo servia para os cegos, paralíticos, etc. Pois bem, Jesus foi de uma sabedoria imensa ao enviá-los para o sacerdote, porque, se eles agora estavam sem a lepra, claro que estavam puros e poderiam participar da comunidade igual todo mundo. De fato, o pecado é um peso que nos proporciona grandes males deixando-nos impuros e o sacramento da confissão tem a função de fazer esta limpeza para nos deixar com a alma lavada e puros de novo. Jesus reconheceu o valor do sacerdote, mesmo que eles duvidassem da sua índole. Hoje temos os padres como representante imediato do Mestre entre nós, mesmo que tenhamos algumas ressalvas com alguns deles. Também podemos ser curados dos nossos males físicos na medida em que pedimos perdão dos nossos pecados e alcançamos a absolvição. 

"Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu". Como este gesto faz falta nas nossas vidas! É muita gente que recebe uma graça e ao invés de voltar glorificando a Deus para mostrar-lhes gratidão, somem e nunca mais volta na igreja. O Samaritano era um estrangeiro, sentiu-se muito feliz e, com toda a certeza, passou a ser um discípulo fiel a tal ponto de contar para todo mundo para o engrandecimento das coisas de Deus. Os demais leprosos seguiram seus caminhos como fazem muitos cristãos que só rezam quando precisam. 

Chegamos em mais final! Notaram como uma simples leitura com tão poucos versículos podem nos ajudar espiritualmente? Por este motivo chamamos a Bíblia de Sagrada, exatamente porque ela tem o poder de nos transformar e fazer entender todos os propósitos de Jesus e a lição que fica para hoje seria agir com mais gratidão a Deus por tudo que ele nos proporciona. A melhor maneira de pedir alguma coisa seria agradecendo. Fecho com aquela frase popular: "Quem cuida de mim, não dorme"!  

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo