27 de fevereiro de 2022 às 07:44

DE OLHO NOS CANDIDATOS

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 27 de fevereiro de 2022

Crédito:sinproeste.org.br

O voto feminino no Brasil completou 90 anos no último dia 24 de fevereiro. Este marco é interessante por representar um grande avanço na democracia brasileira tanto pela conquista do voto como pelo reconhecimento da mulher como cidadã. Embasado nesta temática a crônica de hoje trará como reflexão as eleições previstas para este ano e os cuidados necessários para escolher os novos governantes e legisladores.

Mais de 77 milhões de brasileiras devem votar nas próximas eleições, isto corresponde a 53% do eleitorado brasileiro. A representatividade delas ainda é modesta mesmo o TSE obrigando candidaturas femininas nos partidos para liberar as masculinas. A conquista aconteceu a partir do Código Eleitoral de 1932 decretado pelo então presidente Getúlio Vargas. A luta de equiparação dos direitos entre homens e mulheres vinha desde o século XIX. Junto desta reivindicação, o movimento feminista batalhou também pela inserção no mercado de trabalho e o direito à educação. No próximo dia 08 de março acontece o dia Internacional das Mulheres onde registram-se inúmeras conquistas delas que muito contribuíram para o crescimento ideológico, social, cultural e econômico da nação.

Mas voltando ao quesito eleição, o Brasil este ano votará para escolher novo presidente ou continuar com o que está no poder, novos governadores ou reeleger os atuais, novos deputados e senadores. Bastante em breve os candidatos começarão com suas campanhas e aquele tormento pra cima dos eleitores com inúmeras promessas de um país melhor. O que mais deixa chateado a todos é que muitos que lá já estão virão com discursos de mudanças e a velha pergunta ainda prospera, por qual motivo em todo este tempo de atuação nunca fizeram alguma coisa para consertar o que declaravam críticos? Provavelmente a nossa região mais uma vez será visitada por caçadores de votos prometendo o asfaltamento da estrada de Bom Sucesso a São Tiago passando por Mercês de Água Limpa como já fizeram em todos os outros anos. Não poderíamos deixar de citar também aqueles que sabemos das sujeiras, mas insistem em dizer que conseguem provar a sua inocência. Visando a transparência, é possível encontrar na internet muitos aplicativos que detectam políticos corruptos. Vamos mostrar pra eles que o brasileiro não é tão bobo e recusa votar em pessoas descomprometidas com a causa. Um destes aplicativos, conhecido como "Detector de Corrupção" criado pela Grey faturou um prêmio inédito no Cannes Lions 2018, o Grand Prix, na categoria Mobile. E olha que, quando ele foi criado no ano de 2016 era apenas uma extensão para o navegador Google Chrome. Este APP é gratuito e utiliza um sistema de reconhecimento facial que pinta de roxo o rosto dos políticos envolvidos em denúncias de corrupção descrevendo logo abaixo o seu histórico.

Para este ano, o congresso no ano de 2021 aprovou o FUNDO PARTIDÁRIO para uso dos candidatos nas suas campanhas. Houve uma indignação geral da nação com o valor até mesmo porque não é permitido o uso de camisetas, comícios com shows, enfim a necessidade de usar um valor tão exorbitante. A própria mídia é obrigada a transmitir de maneira gratuita o que não justifica a liberação de 5,7 bilhões de reais para este fim. É possível imaginar a grande quantidade de investimento social que poderia ser usado com este valor. O brasileiro precisaria ter ainda mais acesso às informações do uso deste repasse além do que mostra o portal transparência. Levando em consideração o número alto de assessores, acredito que os eleitores poderiam também ter um melhor diálogo com os deputados e senadores escolhidos para lhes propor ideias e reclamar de votos e atitudes tomadas de maneira desnecessária. Tudo bem que estes parlamentares tiveram muitos votos e fica difícil agradar a todos, mas, pelo menos dar um pouco mais de atenção como fazem quando estão fazendo campanhas, seria o mínimo.

Muito nos incomoda também a maneira destes executivos e legisladores ao atuar com foco no jogo de interesses. Por vezes eles não trabalham em prol do coletivo, mas, infelizmente, para um grupo menor que poderá lhe favorecer. Um bom exemplo para o momento é a PEC da enfermagem que visa o aumento salarial da classe. Por intermédio da pandemia foi possível assistir o árduo trabalho destes profissionais que não puderam fazer isolamento e quarentena, tão somente proteção e lutar de frente com o vírus que surgiu do nada e chegou sem manual de instruções de como vencê-lo. Muitos deles não sobreviveram e se tornaram heróis para que a população ficasse protegida. O salário atual da enfermagem, fundamentalmente dos técnicos e auxiliares é muito próximo do mínimo e seria um gesto perfeito de gratidão e reconhecimento os deputados agirem como os senadores que votaram de maneira expressiva pelo aumento. Mas, infelizmente, muitos parlamentares que baterão nas portas pedindo voto, estão mais preocupados com os donos de planos de saúde e patrões que estão na cola deles para o não aumento e assim lucrarem mais.

Pois bem, ainda este ano este tema retornará com novas abordagens. Como estamos no início de ano e por enquanto estamos assistindo apenas as tramitações eleitoreiras, a hora é agora para ficar de olho. A bem da verdade vários deles estão com a pulga atrás da orelha por perceber que os eleitores estão mais vivos do que antes. Mais uma vez retomamos com as velhas recomendações, não se deixe levar por presentes e oferecimentos. Um voto errado poderá acarretar terríveis consequências. Fica esperto também com as Fake News que vai estar bastante presente neste ano. Não é hora de baixar a guarda, muito pelo contrário, ficar mais atento do que nunca!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo