27 de maro de 2022 às 07:54

DE OLHO NO ESCORPIÃO

Crônica de Elias Daniel de Oliveira lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 27 de março de 2022

Crédito:www.girodegravatai.com.br

O escorpião norteará a reflexão desta crônica. Por que ele é tão temido? Todos eles são perigosos? Qual a sua ligação com os egípcios, múmias, pirâmides? Por que um signo leva seu nome? Seria possível tirar alguma lição desta praga para o nosso crescimento? Enfim, o que precisamos aprender a respeito? 

Para início de conversa vamos conversar  sobre o animal  que causa pânico e é muito perigoso para a espécie humana, afinal de contas o seu veneno pode acarretar o aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar, pressão arterial e também a morte. Eles se alimentam de insetos como cupins, moscas, grilos e baratas, dentre outros, na falta de alimento praticam o canibalismo alimentando-se de outros escorpiões. Quanto ao seu habitat, gostam muito de umidade, locais escuros, embaixo de pedras, madeiras, cascas  de árvores e buracos em meio a entulhos. Da mesma forma que as aranhas, possuem as quelíceras, aquelas tesourinhas que ajudam levar comida à boca, tem oito patas e podem chegar até a 25 cm de cumprimento. Na ponta da cauda encontra-se  uma espécie de espinho onde se concentra as glândulas de veneno que é lançado facilmente nas vítimas quando ele se sente ameaçado. Quanto ao acasalamento, apresentam sexos separados com fecundação interna, antes da aproximação realizam uma dança para conquistar a fêmea. Depois de fazerem amor, o macho foge, porque se ficar por ali, a fêmea o devora. Algumas delas podem ficar até seis meses sem se alimentar. Quanto aos filhotes, possuem desenvolvimento direto e permanecem durante alguns dias sobre o abdome da mãe. É bom lembrar que nem todos são venenosos, das 1500 espécies, apenas 20 são venenosas. O amarelo e o marrom são os mais perigosos. Pra  todos os efeitos, é melhor evitar  todos, não é? Vai que a espécie inofensiva possa nos enganar e causar danos. Além da limpeza, alguns cheiros os espantam, como a canela, gergelim, citronela, hortelã, manjericão, alecrim e a lavanda, que por sua vez pode ser utilizada como repelente quando plantada no quintal, ela funciona como uma espécie de barreira natural contra a passagem do escorpião e de outros insetos. 

Você sabia que os escorpiões viveram com os Dinossauros? Eles existem a cerca de 400 milhões de anos. Conseguem viver de dois a 10 anos se você não encontrá-lo e dar aquela marretada neles. Outra curiosidade, eles são campeões no quesito sobrevivência. Uma espécie pode viver por um ano inteiro sem comida, sem contar que conseguem ficar submerso em até dois dias sem morrer afogado. Eles brilham sob luz ultravioleta, embora perca sua fluorescência após a muda. As pessoas acham que eles são suicidas quando injetam o próprio veneno, mas isto é mito, eles não se envenenam com a própria picada.

A imponência do escorpião fez com que os faraós gostassem de mostrar o seu poderio se identificando com eles. O primeiro que fez isto foi o que governou o Egito no ano de  3300 a 3200 a.C.  sendo reconhecido como ESCORPIÃO REI. O seu sucessor também quis manter o nome para poder governar com ares de temor. O fato das pirâmides, locais de sepultamento dos faraós, serem lotados de escorpiões era porque o local era propicio para sua moradia e não para alimentar a crença de que os faraós eram deuses e agora se revelava como imbatíveis mesmo depois de mortos. O cinema já retratou esta temática nas suas obras com os filmes de ficção. Outra personagem que não pode ser esquecida é Sélquis, a deusa escorpião do Antigo Egito. Ela era protetora e curadora que defendia as pessoas contra a picada desses artrópodes. A lenda conta que ela também prestava assistência ao recém-nascido e ao defunto no momento do seu renascimento ajudando-o a respirar. Os textos  funerários dizem que ela amamentava os recém-nascidos e também os defuntos. 

Nos signos  do Zodíaco, a origem do  nome Escorpião tem a ver com Apolo, o deus grego das profecias. Ele tinha ciúmes da amizade de sua irmã Ártemis com o gigante Orion e para destruí-lo, enviou um escorpião  para envenená-lo e matá-lo. Desta forma, os escorpianos possuem algumas características específicas como não perder a oportunidade de estar no controle das coisas e fazer questão de demonstrar  seu continuo amadurecimento. Normalmente odeiam ficar por baixo e falam coisas sem pensar e tomam atitudes  equivocadas arrependendo-se depois.

Depois de tanto detonar este animal, será que não há nada que possa aproveitar dele? A natureza é sábia e levando em consideração o equilíbrio do ecossistema, tudo tem uma necessidade. A ciência já descobriu que o veneno de alguns aracnídeos oferece material para estudo de importantes curas para doenças como o câncer e outras sem contar que ele é predador de outras espécies. Tem gente que fica incomodado de ver lagartixas dentro de casa, não se incomode com elas, além de comer insetos, o escorpião entra no seu cardápio. Quem pode também criar galinhas não conhece nem de longe esse artrópode, a galinha d’Angola então tem o escorpião como seu prato predileto. Com certeza é exatamente por causa disto que os escorpiões gostam de agir à noite, na hora em que seus predadores de pena estão dormindo.

Chegamos a mais um final, hoje diferenciando um pouco a reflexão. O principal objetivo seria exatamente mostrar a todos a necessidade dos devidos cuidados com este asqueroso animal que é tão pequeno como perigoso. Na verdade, eles é que tem medo dos homens, por isto os atacam. Quando entram em casa estão à procura de alimentos, assim, o melhor caminho seria mantê-la limpa, inclusive usando desinfetantes que possuam cheiros relacionados aos que citamos a pouco. Não convém dar chance pra eles, "cautela e caldo de galinha não faz mal pra ninguém", já dizia o ditado.

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo