01 de janeiro de 2023 às 08:00

DANDO TCHAU AO 2022 E ACOLHENDO O 2023!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no programa Show de Domingo do dia primeiro de janeiro de 2023

De repente chegou 2023! Disse "de repente" porque a responsabilidade do ano que terminou foi tão forte que ele passou muito rápido. É muito comum a expressão "Ano Novo, Vida Nova" para revermos a trajetória do que se foi para dar boas-vindas a este que iniciou.

Depois de dois anos de pandemia modificando drasticamente a rotina das pessoas, coube ao 2022 abrigar o "novo normal". Novos hábitos foram adotados e as pessoas souberam lidar com a situação. Não tem como negar que mesmo nas entrelinhas a COVID não havia sido erradicada, os casos continuaram a acontecer, só que de maneira mais leve. As vacinas muito contribuíram para este alívio, embora a resistência de alguns tenha colaborado na intensificação de novos casos. Com o encerramento do ano uma nova onda começa a dar o ar da graça, mas o recado já havia sido dado, o de que deveríamos nos acostumar, exatamente porque, esta nova modalidade de gripe veio para ficar. Dentre muitos fatos marcantes do ano que se encerrou, dois se destacaram, as eleições e a Copa do Mundo. Ambos vieram carregados de muita tensão e como a vitória é algo inusitado e nem sempre lógico, uma parte ganhou e a outra lamentou. Na educação os alunos precisaram se adaptar, haja vista terem ficado parados praticamente nos dois anos. O ensino remoto ajudou um pouco, mas não foi tão eficiente como as aulas presenciais. Na economia a recuperação foi boa e os empregados voltaram a ver a luz do sol em todos os sentidos. Poderíamos dizer que foi um ano positivo com algumas ressalvas que não temos como evitar. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o mundo passou a ter 8 bilhões de pessoas. Na lista dos famosos que faleceram, destacamos Elza Soares, Jô Soares, Milton Nascimento, Olavo Carvalho, Carlos Eduardo Moreira, Arnaldo Jabor, Cláudia Jimezes, Pedro Paulo Rangel, Lygia Fagundes, Erasmo Carlos e Pelé. Também foi para junto de Deus o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Além de muitos anônimos também importantes para a família ou para a sociedade. Mas, é vida que segue! A morte não pode representar apenas perda, mas algo que nos faz refletir.

E para o 2023, o que precisamos esperar? Para início de conversa ignore as falas das videntes. Elas não sabem nada do futuro, tão somente fazem apostas e enganam os menos avisados. Este ano está por completo nas mãos de Deus. Cabe a nós vivê-lo intensamente. Sem nenhuma sombra de dúvidas, mortes acontecerão, notícias amargas também, mas não será por causa disto que vamos ficar desesperados. Será um ano de muitas bênçãos, desde que você deixe Jesus agir na sua vida. A bem da verdade, trata-se de um caderno com páginas em branco, onde cada um vai escrever um pouquinho. Como somos dependentes uns dos outros, façamos o melhor para viver a coletividade. Da mesma forma que gostaria de ser bem cuidado e tratado, que possamos fazer o mesmo pelos outros. Os casos que fugirem da nossa alçada, peçamos a proteção dos anjos. Prezemos também pelas virtudes, elas são ferramentas interessantes para nos fazer viver bem. Outro fator que precisa fazer parte da nossa vida é o trabalho. Já foi dito que ele dignifica o homem! Exceções aqui apenas a quem este impossibilitado de alguma forma. Certamente muitos me dirão que já estão aposentados, mas não me refiro trabalhar apenas em troca da remuneração, mas para ocupar a mente. Ajude a construir este ano novo que está só iniciando! Se você deixar por conta dos outros, eles farão de você gato e sapato e ninguém merece isto. Bata a mão no peito e se vanglorie com a sua determinação. Mostre que você está vivo e em condições de fazer as coisas acontecerem. Proponho às pessoas depressivas ultrapassar neste ano novo todos os esforços tentados no ano passado. A sua felicidade depende unicamente de você e não fique esperando muito dos outros não.

Dissemos a pouco que as bênçãos de Deus serão abundantes neste 2023, mas um fator é essencial, cada um fazer a sua parte! Neste ano novo empenhe-se em rezar muito mais que você rezou no ano passado. Nas suas intenções inclua você, sua família, seus amigos, igreja, sua cidade, estado e nação. É claro que o Pai do Céu está atento, mas ele gosta muito que seus filhos se liguem nas causas. Com o hábito frequente de oração, até mesmo os momentos difíceis ficaram leves e aptos a modificação. Cabelos brancos virão, a idade se modificará, você verá os filhos crescerem, enfim deparará com um ano igual aos outros, apenas com um número a mais e se você achou que os anteriores foram muito rápidos, não pense que de agora para frente a velocidade dos dias amenizarão. O tempo pode ser nosso aliado ou não, tudo depende de você! Santo Agostinho já dizia: "Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer". Nos momentos em que você se sentir fraco, erga a cabeça e faça valer os dizeres daquela música: "Levanta, bata a poeira e dá volta por cima". Como dizia Shakespeare, "Plante você mesmo o seu jardim e não espere que outros venham te oferecer flores".

E, como já era esperado, chegamos a mais um fim! Hoje dando tchau ao 2022 e acolhendo o 2023. O nosso muito obrigado ao ano que se foi! Ele foi muito importante para nós, mesmo que alguma coisa não tenha acontecido conforme queríamos, mas sobrevivemos e isto já é um passo enorme. Que este 2023 seja simplesmente maravilhoso! Toda mudança de ano nos dá a oportunidade de melhorar cada vez mais e este é o momento! Aqui fica a sugestão de todos criarem metas, planejamentos e viverem intensamente cada segundo, até mesmo porque não sabemos qual será o último. Empenhe-se por fazer as coisas corretas para não ter que arrepender depois!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo