23 de novembro de 2020 às 13:58

CONTRADIÇÕES

Vivemos em mundo carregado de contrastes e situações adversas...

Crédito: Jeferson Souza

 O peso de cada lado varia pela situação, não há regra básica. Os efeitos também são bem indefinidos, às vezes os resultados são positivos ou negativos. Assim é o nosso mundo! Fica por conta de cada um escolher o caminho que melhor lhe satisfizer. As consequências são as únicas preocupações que devem ser observadas. Enfim, o ser humano é livre, embora precise lembrar que vive na coletividade e o seu espaço precisa ser dividido com os outros.

Existem pessoas que cultivam a simpatia! São marcantes os seus traços de educação, beleza externa e interna, competência e uma exuberante capacidade de convivência. Normalmente este modelo é criticado pelos rígidos que são mais ásperos e preferem levar a vida de maneira bastante diferente. Acreditam estes que ser bom em demasia ajuda a proporcionar a “burrice” num mundo que cobra muito. Qual teria razão? Uma máxima da filosofia diz que o melhor caminho é o do meio, nem oito, nem oitenta! Talvez seja de fato este o caminho, um pouco de cada coisa... “Cautela e caldo de galinha não faz mal pra ninguém!”. Neste contexto nos deparamos com os radicais que também não aceitam este meio termo e dizem ser necessário as pessoas se definirem. Mas a radicalidade pode fazer gerar a antipatia por mais que haja seriedade nas ideias.

O BEM e o MAL agora entrarão numa disputa para ajudar a nossa reflexão. Ser MAL não seria a negação do bem e concomitantemente a implantação de uma raiz negativa que poderá danificar as pessoas? Por sua vez ser BOM não contribuiria para a proliferação da humildade com o risco de ser dominados pelos outros?

Vamos clarear um pouco mais! Quando falamos de livre-arbítrio entendemos que as pessoas têm liberdade de escolher um dos caminhos ou os dois. Também dissemos que precisa atentar-se às consequências. Colocaria aqui alguns temas bem interessantes que poderia servir de réu nesta crônica: DROGAS, PEDOFILIA, ABUSO SEXUAL, ESTUPRO, ATEISMO, POLITICAGEM, RACISMO E PRECONCEITO, CRIMES, VIOLÊNCIA, CORRUPÇÃO, IDEOLOGIA DE GÊNERO, IMPERIALISMO MODERNO, CAPITALISMO, SOCIALISMO e por ai vai! Vários destes assuntos nós já abordamos muitas vezes e eles são polêmicos porque em todas as situações veem-se dois lados com nenhuma das partes querendo ceder. Na tentativa de apaziguar os ânimos a turma do “deixa disto” sempre diz que no fundo tudo é normal e procura sempre uma explicação para os mais diversos males que afligem o mundo moderno. É muito comum ouvir frases como: “Ele é vítima da sociedade”, “Foi consensual”, “Isto é medicinal”, “não houve intenção”, “é uma doença que não tem cura”, “É assim mesmo”, dentre outras. É estranho como os humanos tentam procurar respostas pra tentar justificarem os seus atos. Tudo bem que sempre foi assim, no passado também praticavam atos imperdoáveis e no final quem estava por cima se saia bem e fechava com sua justificativa. Mas, não pode ser assim... O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e merece respeito, fundamentalmente os menos favorecidos.

Quem acompanha o programa do Padre Reginaldo Manzotti deve ter ficado abismado com o depoimento de uma mulher que pedia oração por causa de uma situação bem intrigante que foi ao ar no final de outubro/2020. Em choros ela comentava que tanto ela quanto a família estava muito machucada por causa do falecimento da mãe acontecido dois meses antes. Bom, até ai tudo bem, o problema foi quando ela disse que a ela havia sido assassinada pelo próprio filho com requintes de crueldades. O rapaz era um bom filho que amava a mãe e era bem querido, mas depois que se envolveu com as drogas o mundo virou de cabeça pra baixo. Segundo a reportagem da TV Record a senhora de 71 anos foi golpeada com uma faca e teve seus olhos arrancados e sinais de que os cabelos teriam sido arrancados também e por fim o filho matou o gato de estimação da idosa e jogou sobre o corpo. Este episódio aconteceu em Araucária, região metropolitana de Curitiba em setembro deste ano. Noticia horrorosa que traz a tona um monte de discussões que não vem ao caso agora, mas o que nos deixa intrigado são as pessoas que insistem em “desmerdalizar a merda”, como disse o deputado federal Daniel Silveira num vídeo. São muitos os ideológicos que afirmam normalidade nalgumas atitudes. Por traz de uma desgraça sempre tem alguém se beneficiando e enquanto o mundo caminhar assim, o fim de tudo será o caos.

Ninguém perde por ser bom! Dalai Lama dizia que “As boas qualidades humanas, como a honestidade, sinceridade e um bom coração não podem ser compradas com dinheiro e nem produzidas por máquinas ou mesmo pela mente. Nós chamamos isso de luz interior”. Tem uma obra bem legal que se chama A MENINA E O VIOLÃO, trata-se de textos escritos por uma garota que ainda vê o mundo com os olhos do coração, numa das partes ela disse: “Ninguém deve se sentir triste por ter um bom coração. O amor não é um erro. Errado é enganar, mentir, trapacear, dar rasteira no sentimento alheio. Quem faz isso é que deve sentir vergonha. Não quem ama e acredita. Ninguém é bobo por se arriscar, bobo é quem dá a vida toda enganando os outros e achando que a vida não traz pra gente tudo aquilo que a gente planta. Ah, ela traz”.

Enfim, chegamos a mais um final! A conclusão ficará por sua conta! Para encerrar de fato convém relembrar algo que dissemos: VIVEMOS PELA E PARA A COLETIVIDADE. Precisamos cuidar um dos outros e a ferramenta mais adequada é a bondade!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira (22/11/2020)

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo