28 de abril de 2024 às 07:38

CELEBRANDO FREDERICO OZANAM!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 28 de abril de 2024

Celebramos nesta semana o beato Antônio Frederico Ozanam, o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. Aqui em Bom Sucesso temos uma rua que leva o seu nome e pela crônica de hoje vamos entender a importância desta celebração, bem como para todas as obras vicentinas de caridade.

Dentro do Legado de Ozanam, temos em nossa cidade, conferências vicentinas e o Lar São Vicente de Paulo. Muitas pessoas acreditam que foi São Vicente o fundador de tudo, mas não foi. O grande mentor de tudo chama-se ANTONIO FREDERICO OZANAM, que no último dia 23 de abril completou 191 anos de seu nascimento, embora tenha vivido pouco, apenas 40 anos, deixou a herança de uma obra com presença marcante no momento em 155 países, contando com 800 mil vicentinos distribuídos em 48 mil conferências e um milhão e meio de voluntários e colaboradores. A ajuda chega diariamente a mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.  Tudo começou quando ele ingressou na universidade em Paris para fazer o curso de Direito. Era o quinto entre os seus 13 filhos do médico João Ozanam com Maria Nantas. Tratava-se de uma família muito religiosa e caridosa. Quando Frederico ingressou na faculdade no ano de 1831 deparou-se com a maioria dos colegas bem ateus e críticos da causa cristã e isso lhe deixava muito desconsertado e aborrecido, principalmente quando assistia uma grande necessidade de Deus no campus acadêmico, bem como a de se fazer justiça social com os pobres moribundos, vítimas da Revolução Francesa. Pelo menos encontrou uns poucos que tinha um pensamento parecido com o seu, além do professor Emanuel Bally. Era comum os altos debates entre os estudantes e quando o tema "Deus" entrava na pauta, aí que as opiniões esquentavam. Certa vez um descrente chamou a atenção de Ozanam e de seus companheiros, dizendo: "O cristianismo fez grandes prodígios no passado, mas hoje ele está morto, vós gabais de serem católicos, mas o que fazeis? Onde estão as obras que demonstram a nossa fé e que nos podem fazer respeitá-la e admiti-la?". Aquela fala fez raciocinar os defensores da causa cristã e sentiram na obrigação de se tomar uma providência, foi onde resolveram então fundar a primeira conferência de caridade da história, sob a inspiração de um santo francês por nome SÃO VICENTE DE PAULO. O Professor Bally ofereceu um espaço fora da faculdade para eles reunirem e participou com eles, sendo o primeiro presidente. A freira vicentina Irmã Rosaline Rendu ensinou para eles como trabalhar com os pobres e ali então começou o que conhecemos por SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO.

Dentro desta organização temos a nossa tão conhecida Vila Vicentina que tiveram as suas atividades iniciadas pelo saudoso prefeito e confrade Camilão, no ano de 1959, antes as casinhas cedidas aos pobres ficavam na Rua Frederico Ozanam, que leva este nome até hoje e a conferência mais antiga chama-se NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO, ativa até hoje, que já dobrou a um bom tempo os seus cem anos. O legado de Ozanam se manteve firme, temos hoje um Conselho Central que coordena seis particulares, são eles: São Tiago, Capelinha, Santo Antônio do Amparo, Machados e dois em Bom Sucesso. Há um número considerável de conferências que cuida com muito amor e carinho dos seus assistidos, visitando-os e levando afeto e ajudas. Pelo mundo inteiro, o Brasil é o país que mais tem vicentinos, Minas Gerais o estado que também supera e nós, graças a Deus não deixamos de fazer o nosso dever de casa.

Por tudo o que fez Frederico Ozanam e acreditando que ele está em lugarzinho especial no céu, o Papa João Paulo II o beatificou no dia 22 de agosto de 1997. Neste 2024 completaremos 27 anos da beatificação e muito estamos nos empenhando para que ele seja canonizado. Já vários milagres foram registrados sob sua intercessão. O evento foi de fato o maior acontecimento da história da SSVP e, muito especial também para a Igreja da França que viu, assim, ser elevada aos altores uma das figuras mais ilustres que ela gerou no século 18. Para que a sua canonização acelere, faz-se necessário maior propagação da sua vida e história. Frederico Ozanam foi uma pessoa à frente do seu tempo, diga-se de passagem, que foi o primeiro santo de calças, aquele que utilizou dos seus conhecimentos jurídicos para também fazer caridade, aquele que via no pobre a imagem de Jesus Cristo, aquele que foi o mentor de um projeto que deu certo e até hoje faz acontecer a justiça social.

Assim disse Ozanam: "Vamos aos pobres. Socorremos o nosso próximo, como fazia Jesus Cristo; coloquemos a nossa fé sob a proteção da caridade. A esmola não é um direito de ninguém, mas um dever de todos. É tempo de unirmos à palavra a ação e de demonstrarmos em obras a vitalidade de nossa fé". Quanta sabedoria! Cuidar dos que mais precisam era a sua principal filosofia! Que seu legado continue firme e forte no nosso meio.

Ozanam está a um passo de sua canonização, façamos a seguinte oração nesta intenção: "Senhor, fizestes do beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho maravilhado pelo mistério da Igreja. Inspiraste seu combate contra a miséria e a injustiça e o dotaste de uma generosidade incansável ao serviço de todos aqueles que sofrem. Em família, ele se revelou filho, irmão, esposo e pai excepcional. No mundo, sua ardente paixão pela verdade iluminou seu pensamento, seu ensinamento e seus escritos. À nossa sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, ele soprou o espírito de amor, de audácia e da humildade, herdados de São Vicente de Paulo. Em todos os aspectos de sua breve existência, emerge sua visão profética da sociedade, tanto quanto a influência de suas virtudes. Por essa multiplicidade de dons, nós te agradecemos Senhor, e solicitamos – se é de tua vontade – a graça de um milagre pela intercessão do beato Frederico Ozanam possa a igreja proclamar sua santidade se esta for providencial para o momento atual. Nós te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém"

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo