13 de maro de 2022 às 07:47

A TENTAÇÃO QUE NOS INCOMODA!

crônica de Elias Daniel de Oliveira lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 13 de março de 2022

Crédito:aluzdapalavra.com.br

A quaresma nos lembra os quarenta dias em que Jesus ficou em oração e jejum no deserto e no auge de sua fragilidade foi tentado pelo demônio. Pela crônica de hoje vamos fazer uma análise deste episódio e abordar o tema TENTAÇÃO que também nos coloca em choque em diversas situações.

A retirada para o deserto fez com que Jesus, ao entrar num absoluto jejum por quarenta dias, se mostrasse fraco fisicamente, isto fez com que o demônio aproveitasse a situação para tentá-lo e colocá-lo à prova. Neste ponto é possível tirar a lição de que até nós nos momentos de maior fragilidade somos bastante vulneráveis correndo o risco de cair nas garras dele também. O Demônio é conhecedor inteligente dos nossos limites.  Jesus, sendo Deus, sofreu muito para suportar as suas provações, imagina nós que somos míseros viventes. É bom lembrar que no momento em que esteve mais fraco foi onde ele ficou mais forte e assim também devemos ser. Nalgumas crônicas citamos a reação de Carlos Drummond de Andrade no poema "A PEDRA", onde ele, ao cair por causa dela, levantou-se e aprendeu a ficar mais esperto. Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios no capítulo 12, versículo 10 temos a sua exortação: "Por isso me comprazo em minhas fraquezas, nas injúrias, nos sofrimentos, nas perseguições, nas angústias suportadas por Cristo; pois quando sou fraco, é então que sou forte".

Foram três tentações citadas pela Bíblia, a primeira relacionada à fome: "Jesus estava com fome e o demônio lhe disse: Se és Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão". Lutando contra esta pressão, Jesus utilizou-se da palavra de Deus e respondeu: "Está escrito, não só de pão vive o homem". O que podemos interpretar desta situação? Quando uma pessoa deseja muito obter alguma coisa e ela descobre que pode obtê-la apenas por caminhos contrários à dignidade e ao valor daquilo que deseja, ela continuará a ter a mesma "fome", isto acontece porque aquilo que sacia seu desejo já não existiria mais em sua verdadeira condição. Na segunda, o demônio oferece a Jesus poder e glória sobre o mundo caso aceitasse adorá-lo. Todos sabemos que aquilo que o mal oferece com uma mão ele tira com a outra. Percebendo esta ousadia, o mestre rebateu: "Também está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e apenas a ele servirás". O homem sedento por sua realização plena nesta vida passageira encontrará em Deus o seu fundamento ou iludindo-se pensará encontrá-lo no mundo, mas aquilo que o mundo oferece para a realização, como o poder e a glória, faz com que o homem torne-se senhor de si mesmo. Na terceira tentação o demônio mostrou-se sábio e conhecedor das Sagradas Escrituras. Para colocar Jesus à prova, levo-o para o alto de um monte e o mandou pular de lá. O maligno disse que na Bíblia estava escrito que os anjos do céu deveriam guardá-lo e sustenta-lo com as mãos para não ferir caso batesse em alguma pedra. Na procura por um basta, lutando contra as próprias fraquezas, Jesus disse: "Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus".

Todos os dias e em todo momento somos também tentados incessantemente. O demônio usa todas as suas armas e armadilhas para nos destruir e não pense que ele se parece com aquele personagem da ficção com o corpo todo vermelho, um baita chifre, rabo em forma de seta, fedendo enxofre e com unhas enormes. Ele aparece como uma boa pessoa que sabe enganar direitinho. O seu nome de origem é Lúcifer, o anjo da luz. Já fez parte do exército celeste e era um dos favoritos de Deus. Pela sua inteligência e destreza rompeu-se com a filosofia divina e resolveu possuir seu próprio reino atuando como opositor aos propósitos divinos. Enquanto as pregações falam em sacrifícios, penitências e jejuns para garantir a salvação, ele utiliza ferramenta contrária com o abuso do prazer, vida fácil e desprendimento dos compromissos religiosos. Trabalhando na sua equipe, Satanás conta com muitas ideologias pagãs, movimentos anticristãos, novelas profanas, músicas sem nexo, orgias, políticos corruptos, traficantes de entorpecentes, falsos pregadores e por ai vai. Na propaganda oferecem um mundo muito melhor sem responsabilização com a ética e a moral. A violência deixa de ser algo errado para se tornar uma diversão. Os seus adeptos se esbaldam sem perceber que estão doando suas almas para o demônio.

A todo momento somos tentados de maneira muito simples, com um olhar, com uma fala, com uma atitude, com a inveja, a mentira e um monte de situações que nos fazem pecar por pura inocência ou mesmo falta de atenção. A todo instante precisamos ser tementes a Deus e pedir perdão como forma de nos purificar. A própria oração do Pai Nosso foca este arrependimento. Outro fator preponderante é manter a intimidade com Deus. A partir do momento que o seu ser ficar inundado da graça, não vai sobrar espaço para o mal. É claro que o inimigo ficará possesso de não poder te dominar e com certeza lhe fará inúmeras propostas como fez para Jesus. Não sei se é do seu conhecimento mas, o demônio não perde uma missa, não por piedade e fé, mas para atormentar aqueles que estão ali por obrigação. Ele gosta muito também das famílias, principalmente quando vê que Deus não mora ali, dá até pra imaginar a festa que ele faz. Sem ser convidado, entra ainda assim e age de maneira tranquila até deixar o caos assumir tudo.

Pois bem, assim encerramos o tema de hoje! Mais que fugir das tentações, enfrente-as como fez Jesus e tome cuidado para não ser dominado. E para fechar com chave de ouro, utilizemos o final da oração do Pai Nosso quando diz: "... não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todos os males, Amém!".

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo