04 de fevereiro de 2024 às 07:41

A SUA BÊNÇÃO!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 04 de fevereiro de 2024

Crédito:Mauricio de Souza produções

Este tema já foi abordado no nosso quadro, mas levando em consideração a sua importância, vamos mais uma vez abordá-lo! O que seria pedir a bênção aos pais, avós, tios, padrinhos, padres ou alguém que muito estimamos? Seria se beneficiar das graças de Deus por intermédio de alguém que acreditamos possuir este poder. Vamos então viajar no tema e entender mais do que se trata o assunto?

Há quem diga que se trata de um hábito antigo, coisa do passado! Pode ser que sim, mas o mundo atual precisa resgatar aquilo que era interessante e promovia a educação e respeito aos mais velhos. Filho nenhum usava a expressão "você" com os pais, tios e avós. Os jovens de hoje alegam estar mais próximos dos seus velhos, justificando assim usar falas que comumente usam com seus amigos, mas faz-se necessário compreender que são situações diferentes, os pais e mães ocupam um espaço muito mais além da amizade com os filhos, precisam pegar pesado, cobrar e fazer deles cidadãos aptos a viver um mundo mais justo, ético e carregado de prosperidade. Os adolescentes que acham que podem enfrentar os pais, exigir tudo o que quiserem, fazer birra e se achar superior se tornarão adultos incapazes de encarar a vida como ela é. O mundo não dá trégua para ninguém e os jovens que pensam poder agir nele como fazem dentro de casa, depararão com uma frustração tão medonha que arrependerão amargamente de não ter ouvido as sábias palavras de seus pais. O monte de "mimimi" é resultado de uma civilização fragilizada que recusou herdar os bons princípios do passado, como o hábito de pedir "bênção" e receber ordens de maneira carinhosa ou não. Mas, não sei se podemos culpar aqui os pais ou mesmo os filhos, acredito que o principal responsável por tanta mudança seja o sistema.

É bom lembrar que Deus é quem abençoa. Os pais, avós, tios e padrinhos são apenas pontes. Mas, onde foi que eles adquiriram este poder? No Catecismo da Igreja Católica, no número 1669, encontramos que "todo batizado é chamado a ser uma bênção e, também, a abençoar". O RITUAL DE BENÇÃOS, elaborado pela Sagrada Congregação para o Culto Divino, comenta que "é preciso bastante atenção e cuidado em relação a quem se pede a bênção, além dos pais e avós. Livrar-se de conceitos que desviam do caminho, que conduz a presença e atuação de Deus, e acentuam muito mais a atuação do demônio. Não existe uma fórmula mágica que resolve todos os problemas, ou elementos usados que livrem ou fechem da influência do maligno ou de doenças. Com certeza que, se abençoar é um direito dado pelo batismo e se o batismo nos insere no corpo místico de Cristo que é a Igreja, para abençoar uma pessoa precisa estar em comunhão com a Igreja, sua paróquia e diocese. Par proteger as pessoas de algumas tendências que mais prejudicam do que ajudam". Abençoar significa rezar para que aconteça o encontro entre Deus e aquele que recebe a bênção. Deus é amor e busca mil modos de encontrar-se com cada filho seu, para lhe presentear graças. Portanto, a oração da bênção é para ajudar a outra pessoa a abrir-se para encontrar-se com Deus em sua vida.

A edição de janeiro/2024 do jornal o Mensageiro, na página 7 trouxe um texto, por nome: "SOU UMA BÊNÇÃO" do Frei André Luiz Aguiar que já tinha sido usado anteriormente. Assim o nosso conterrâneo contribui com nossa reflexão introduzindo com um pensamento de Anselm Grun: "Eu faço agora o sinal da cruz. Traço, por assim dizer, vosso amor divino em meu corpo, para certificar-me de que tudo dentro e em volta de mim é amado. Toco com a mão direita minha testa e penso que vós me concebestes e criastes. Eu traço vosso amor em meu abdome, em minha vitalidade e sexualidade, e vos agradeço que descestes para dentro de minha humanidade". Segundo ele, quem se abençoa, pode abençoar! Frei André comenta que ver pessoas tomando a bênção de alguém é uma das mais lindas expressões de fé, respeito e amor.  Filhos aos pais, afilhados aos padrinhos, fieis aos padres e ou religiosos, e no respeito, tantos que pedem a bênção para os que nem parentes são, mas possui sumo respeito e admiração. Se não conseguirmos alimentar em nossas famílias e relacionamentos o pedido de bênção:         "bença", "sua bênção", não conseguiremos entender o que realmente é ser bênção para os outros. Ele ainda salienta que não há registros se Jesus tinha o hábito de tomar bênção de José e Maria, mas se analisarmos os mais diversos textos de respeito que o mestre tinha por eles, com certeza ele pedia a bênção, só que diante da cultura da época.

O Papa Francisco apresenta a seguinte orientação sobre o assunto em uma de suas catequeses realizada em novembro de 2016: "Quantos modos diversos temos para rezar pelo nosso próximo! Todos são válidos e aceitos por Deus se feitos com o coração. Penso de maneira particular nas mães e pais que abençoam seus filhos de manhã e à noite. Ainda permanece este hábito em algumas famílias: abençoar o filho é uma oração; penso na oração pelos doentes, quando vamos visita-los e rezamos por eles; na intercessão silenciosa, às vezes com lágrimas, em muitas situações difíceis pelas quais rezar".

Bom, chegamos a mais um final! Hoje comentando sobre o hábito de pedir a bênção e também oferecê-la. Não permitamos que este maravilhoso gesto acabe, ele faz com que a vida seja mais aconchegante e carregada das bênçãos divinas. O mundo pode passar por inúmeras mudanças e aperfeiçoamentos, mas aquilo que sempre funcionou e contribuiu para o fortalecimento da ética, da convivência e da bondade, precisa durar por toda a eternidade! Sendo assim... Que Deus os abençoe imensamente!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo