01 de outubro de 2023 às 07:44

A SACRALIDADE DA BÍBLIA

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no programa Show de Domingo do dia primeiro de outubro de 2023

Crédito:segredosdomundo.r7.com

Celebramos a Bíblia no dia 30 de setembro e por fazer parte do nosso cotidiano, hoje vamos abordar o tema trazendo algumas curiosidades e os motivos que fizeram santo este livro. Trata-se da obra impressa mais vendida no mundo e que hoje encontra interferências na sua confecção diante dos recursos da modernidade, mas nunca com alterações no seu conteúdo.

Ela é subdivida em duas partes: o ANTIGO TESTAMENTO, conhecido como "Escrituras Hebraicas" e o NOVO TESTAMENTO, como "Escrituras gregas". Todos os seus livros foram baseados na fé daquele povo e com o objetivo de espalhar a religiosidade do povo hebreu. Quem já assistiu àquelas novelas bíblicas da TV Record já deve ter percebido que era muito comum outros deuses, mas o de Abraão e de Jacó foi o que proporcionou gerações e mais gerações até chegar em Jesus Cristo. Dali para frente assistimos a um novo mundo a partir dos planos divinos que apresentou o seu filho para mudar toda aquela história carregada de reis e profetas. Os episódios do Antigo Testamento costumam nos deixar assustados e com uma pincelada de descrença e dúvidas da veracidade, vamos a alguns exemplos: Como pode Jonas ter sido engolido por uma baleia e ela tê-lo vomitado em uma praia? Seria possível Noé colocar um casal de cada animal da arca? Como ele conseguiu identificar casais como nos peixes, passarinhos, dentre outros? E estes animais uma vez juntos, não se estranharam? Como o profeta Elias teria ido para o céu numa carruagem de fogo? Seria verdade que Daniel conseguiu viver na cova dos leões? Como Moisés conseguiu abrir o mar vermelho? São muitos textos antigos estranhos, mas, convém não nos incomodar com isso, tão somente perceber que em todas estas narrativas percebe-se a presença de Deus protegendo os seus filhos e movendo céus e terras em favor deles. Também no Antigo Testamento encontramos livros maravilhosos, como os Salmos com 150 orações do rei Davi que nos servem de consolo e proteção para todas as nossas necessidades, os livros de Sabedoria, Eclesiástico, Eclesiastes, Provérbios, dentre outros que nos apresentam grandes ensinamentos. Já viram como é simpático e romântico o livro dos Cânticos, uma verdadeira inspiração aos casais enamorados. Quanta sabedoria nos livros proféticos como o de Isaias, Jeremias... que lição nos apresenta o Jó, como é interessante pegarmos o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, que nos apresentam a origem da humanidade na concepção religiosa e por mais que os cientistas queiram provar o contrário, nenhum deles conseguiu desmentir a visão criacionista, a bem da verdade a ciência preferiu inspirar-se nos dizeres bíblicos para procurar respostas para as suas dúvidas.

No Novo Testamento nos deparamos com um outro modelo de entender o Reino de Deus. Quatro evangelistas escolhidos – Mateus, Marcos, Lucas e João - relatam o cotidiano de Jesus e os seus propósitos, eu digo escolhidos porque muitos outros surgiram, mas não foram os escolhidos para compor os escritos sagrados. Uma curiosidade interessante é acerca do livro dos Atos dos Apóstolos, ele é tido como uma espécie de quinto evangelho por narrar a comunidade cristão pós Jesus. Este livro foi escrito pelo médico Lucas, o autor do terceiro evangelho. As cartas a seguir são de crédito do apóstolo Paulo que teria sido um antigo soldado perseguidor de cristãos, mas que a partir da sua conversão resolveu visitar as comunidades para falar de Jesus. Encontramos também a carta de São Pedro, João, Tiago, Judas e o Apocalipse de São João carregada de códigos e enigmas. A carta aos Hebreus segue uma linha paulina, mas não há certeza que teria sido escrita por Paulo.

A Bíblia não é um livro qualquer, exatamente por causa disto ela é considerada sagrada, santa... Ninguém pode ousar utilizá-la para um calço de uma mesa, nem arrancar alguma folha para fazer um aviãozinho ou mesmo para outros fins. Aquelas palavras são inspirações divinas e precisam ser respeitadas. Infelizmente hoje a maioria dos lares ela tem servido de suporte de poeira ou como enfeite de estantes, talvez seja necessário coloca-la num local de acesso de todos para ser lida aleatoriamente pela inspiração do Espírito Santo que, com toda certeza fará a revelação. Com a chegada da modernidade nos deparamos com recursos que nos apresentam a Bíblia de outra maneira, como nos aplicativos ou mesmo nas mensagens diárias que trazem para nós a leitura do dia. Bom, diríamos que nem tudo está perdido e que estamos dançando conforme a música e nunca distanciando das palavras de Deus.

A primeira Bíblia impressa foi criada no ano de 1455 e durou 5 anos para ficar pronta. Antes ela era montada pelos copistas, aqueles profissionais que escreviam os livros à mão. Os primeiros escritos teriam vindo muito antes de Jesus Cristo e não é possível precisar datas e nações, haja vista tratar-se de livros diversos que abordam a trajetória do povo de Deus. Esta afirmativa serve tanto para o Antigo como para o Novo Testamento. Um personagem que muito ajudou a espalhar os textos bíblicos foi o reformista protestante Martinho Lutero. Antes a Bíblia era reservada ao clero, escrita em latim e cabia a eles ler e interpretar para os fiéis. Quando Lutero foi excomungado da Igreja, refugiou-se na Alemanha e a traduziu para que todos pudessem ter acesso aos seus escritos.

Para encerrar, atente-se ao que disse o Papa Francisco: "A minha Bíblia viu a minha alegria, foi banhada pelas minhas lágrimas: é meu inestimável tesouro. Vivo dela e por nada no mundo me desfaria dela". A Bíblia não foi criada para ser lida como num livro comum onde você começa na primeira página e termina na outra, ela precisa ser lida em forma de oração, meditação, reflexão e com uma dinâmica específica. Por ser um livro santo, consegue facilmente operar milagres e atuar como guia espiritual. Desperte-se então para a vida observando a sacralidade da Bíblia!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo