04 de dezembro de 2022 às 07:44

A NOSTALGIA DA COPA DO MUNDO!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no Programa Show de Domingo do dia 04 de dezembro de 2022

Crédito:educamaisbrasil.com.br

Estamos vivendo por estes dias a nostalgia da Copa do Mundo. Pela crônica de hoje vamos mergulhar no tema e tirar bastante proveito. Contaremos um pouco da história da competição, algumas curiosidades e muito mais que isso, trabalhar a reação das pessoas.

A primeira Copa do Mundo foi realizada aqui pertinho de nós, no Uruguai, no ano de 1930. A ideia foi do francês Jules Rimet que assumiu a Federação Internacional de Futebol (FIFA) no ano de 1928 e organizou a primeira competição a nível mundial. Todos os países afiliados à FIFA foram convidados, mas muitos não puderam participar, de forma que, essa primeira competição ocorreu sem o processo de eliminatórias. Não era uma época tranquila para se viajar pelo mundo, para se ter uma ideia os aviões haviam sido inventados há vinte e quatro anos antes e o melhor meio de transporte eram os navios que demoravam muito, assim, seleções da Europa, como a Alemanha, Itália, Espanha, Holanda e da Inglaterra não puderam vir. A Inglaterra, inclusive, era o país considerado o pai do futebol moderno, foi por lá que tudo começou. Os países que aceitaram, tiveram de viajar de navio por um período de dois meses. Diante de tudo isso, a primeira Copa do Mundo contou com a presença apenas de 13 seleções: Argentina, Brasil, Bélgica, Brasil, Bolívia, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai. Percebe-se que o Brasil participa da competição desde a sua fundação. A nossa nação sediou a copa pela primeira vez no ano de 1950, mas não foi campeão. A primeira vitória brasileira somente aconteceu em 1958 na Suécia. O bicampeonato aconteceu no Chile no ano de 1962, o pentacampeonato aconteceu com as vitórias seguintes: 1970, 1994 e 2002. No ano de 2014 o Brasil sediou a competição pela segunda vez, onde foi marcada pelo uso de tecnologias para ajudar a arbitragem. Uma curiosidade da Copa do Mundo é que a taça foi roubada duas vezes, a primeira em 1966, em Londres, recuperada pouco tempo depois. Dizem que um cachorro encontrou a taça enrolada em jornais na periferia. O segundo roubo foi no Brasil no ano de 1983. Bom, aqui ela não foi recuperada, tudo leva a crer que foi derretida. A primeira transmissão no rádio aconteceu com a Copa de 1938 e a primeira na Televisão preto e branco foi em 1958 e em cores, 1970. A competição acontece a cada quatro anos e por duas vezes foi interrompida, o período era da Segunda Guerra Mundial, nos anos de 1942 e 1946.

O futebol em si é algo nostálgico! Todo mundo gosta de uma bolinha! Aqueles que não jogam ou não curtem, também não desfazem. Em época de Copa do Mundo, todos se transformam e, mais do que palpiteiros, agem como se fossem técnicos, empresários dos clubes, árbitros, contratadores de jogadores, treinadores e por aí vai. Até leigos no assunto se tornam especialistas do futebol. O lado bom de tudo isto é que todos se unem em prol de um mesmo objetivo, pouco tempo depois de todos estarem quase se matando por causa da política. Diríamos que este esporte visa a paz, harmonia, descontração e amizade, mesmo, de vez em quando, aparecendo algumas tretas, afinal de contas, trata-se de uma competição. No passado, bem antes da oficialização do futebol moderno, já jogavam de um lado para o outro a popular bola que já teve outros formatos, como o coco, utilizado por antigas tribos indígenas e cabeça do inimigo. Este último caso é da China, por volta de 2600 a.C., trata-se de um ritual chamado de "TSU-TSU", consistia no uso da cabeça do chefe de inimigos, por parte das tribos vencedoras para ser chutada. Os guerreiros acreditavam que pelo pé assimilariam a inteligência, a valentia, força, habilidade e liderança do inimigo. Dentro da normalidade, a primeira bola do jeito que conhecemos, denominada "capotão" foi criada a partir de couro curtido e a câmara interna para ficar o ar era uma bexiga de boi. No ano de 1958, a bexiga deu lugar à câmara de ar de borracha, só que, com a chuva elas dobravam de peso, somente em 1994 que elas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros.

Esta copa no Qatar é a 22ª edição. Este lugar é muito quente e por causa disto, este ano ela não foi realizada no mês de junho e julho como de costume, mas sim em novembro e dezembro. Eles não possuem uma tradição no futebol, mas a FIFA tem mantido a sua filosofia de levar o futebol a novas fronteiras. Essa será a primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio e a primeira também nesta época do ano. O Qatar ter uma população de 2,9 milhões de pessoas. É um dos países mais ricos do mundo por causa de suas exportações de petróleo e gás. Eles construíram sete estádios para o torneio, vários deles serão desativados e destruídos depois. Trata-se de um país muito rigoroso na sua cultura. Dentre tantas proibições, encontra o consumo de álcool, somente nos hotéis luxuosos pode ser encontrado cerveja para vender com um preço médio de R$ 65,00 o copo.

A seleção brasileira está na lista das favoritas para vencer. É claro que as outras seleções não estão lá por brincadeira, mas se esforçando mais do que podem para conseguir o troféu. O país que mais tem troféus é o nosso e isto pode, talvez, implicar alguma coisa. Infelizmente a politicagem já se infiltrou também nos bastidores do futebol, para se ter uma ideia, as más línguas dizem que o Qatar desembolsou mais três milhões para subornar funcionários da FIFA para conseguir que a Copa do Mundo deste ano fosse nas suas terras. Bom, conseguiram desmentir, mas, onde há fumaça, há fogo. O Brasil já teve condições de ganhar outras copas e, no entanto, não conseguiu e ficou no ar um cheirinho de maracutaia, que o diga a derrota de 7 a 1 no Mineirão para Alemanha em 2014.

Enfim, é isto! O assunto não terminou, mas o espaço e o tempo sim! Torcemos para o Brasil, mas que leve a taça aquele que merecer por ter jogado melhor! Do lado de cá continuaremos a nos orgulhar da nossa seleção e também do nosso país! Isto é patriotismo!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo