08 de janeiro de 2023 às 07:44

A FORÇA DA ORAÇÃO

Crônica de Elias Daniel, lida e interpretada por Evaldo Carvalho no dia 08 de janeiro de 2023

Crédito:comshalom.org

O tema escolhido para o nosso bate-papo de hoje será a força da oração. A principal motivação foi ver a cidade de Bom Sucesso se mobilizar em oração inteira independente de crença a uma jovem que assustou a todos por ter tido complicações sérias depois de ser diagnosticada com uma infecção urinária. As mães sentiram o drama da mãe da moça, os jovens sentiram na pele o desespero de alguém que esbanjava saúde e de repente ela veio a faltar. As orações foram tão ostensivas que as pessoas nem sequer quiseram saber o histórico da enferma, mas implorar a Deus misericórdia. E, como não teve outro jeito, Deus ouviu as súplicas.

A Santa Madre Tereza de Calcutá disse certa vez que "a oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus". A nossa maior ligação com Deus acontece por intermédio da oração e ela não precisa ser proferida com palavras bonitas e sofisticadas, mas com tudo o que o coração puder emitir, quanto mais humildade mais força terá a súplica. "Convém que Cristo cresça e que eu diminua", já dizia São João (Jo. 3,30).  Muitos santos trabalham com a ideia de que a melhor maneira de orar seria utilizando-se do silêncio, mas sabemos que com este mundo agitado, a nossa oração pode acontecer de qualquer forma. Faz-se necessário estar em sintonia com Deus 24 horas. Esta intimidade com os céus faz com que as coisas fiquem mais bem resolvidas. Com toda certeza você que é fiel já teve graças alcançadas sem sequer ter solicitado, já se beneficiou também de livramentos ou já se sentiu protegido como os pintinhos debaixo da galinha. Existem pessoas que dizem ser contempladas pelas bênçãos de Deus e fazem questão de dizer que não tem tempo de ir à igreja ou mesmo fazer suas preces pessoais. Bom, conforme já dissemos, Deus é misericordioso, ele não desiste de filho algum, mas uma coisa é certa, ele dá preferência para aqueles que estão mais próximos. O filósofo Soren Kierkegaard já dizia que, "a função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora". Rezar tem mais a ver com a modificação do meu estado de espírito do que exatamente forçar Deus a alguma coisa.

Dissemos sobre o uso de palavras simples, o que é uma realidade, mas um cuidado o orante precisa observar, a oração precisa vir do coração. Rezar superficialmente seria como falar sozinho ou sem sentido. Neste ponto lembramos as orações prontas e impressas onde muitos apenas leem sem colocar vida naquilo que está sendo rezado. Até mesmo aquelas que já fazem parte do nosso cotidiano como a Ave Maria, o Pai Nosso, a Salve Rainha, dentre outras, precisam ser rezadas com a alma. Se você prestar atenção nas palavras, verá que se trata de orações riquíssimas de conteúdo. O PAI NOSSO quando foi ensinado pelo próprio Jesus foi carregado de sentido, exatamente porque os apóstolos solicitaram por não saber como rezar. A AVE MARIA é a exaltação à Nossa Senhora, revelando um pouco da conversa do anjo que foi visitá-la e anunciar que seria a mãe do salvador. Na verdade, todas as orações prontas foram provenientes de muita inspiração e interiorização e o mesmo procedimento precisa ser seguido por quem usufrui delas.

Um autor desconhecido tem uma frase popular bem legal para contribuir com a nossa reflexão, segundo ele, "uma pessoa de joelhos, nem Deus resiste". Por estes dias temos assistido estas cenas de orações intensas em prol de pelo menos quatro doentes de nossa cidade que estão internados sob muitos cuidados. Deus nunca tem culpa pelos males dos seus filhos, no entanto, vêm em seus socorros. Já houveram momentos em que a pessoa acabou vindo a óbito e os orantes culparam os céus pelo motivo de terem rezado muito e não terem seus pedidos atendidos. Só que, eles esqueceram de perguntar se era da vontade de Deus. Precisamos tomar o cuidado de não permitir que nossas preces sejam instrumentos de tortura e pressão aos anjos como se eles fossem nossos funcionários. Precisamos rezar com singeleza e amor, acredito que mesmo os gritos são desnecessários. Quando se reza, é preciso prestar atenção nas próprias palavras e gestos e o exagero nas expressões ou na tonalidade da voz, pode não permitir isto. Billy Graham dizia que "A oração é simplesmente uma conversação de mão dupla entre você e Deus", ao rezar gritando, espera escutar a voz de Deus com tamanha alteração também? Impossível. A voz divina pode ser percebida pela serenidade e fundamentalmente pelo silêncio, talvez pela natureza ou mesmo por algum anjo de plantão manifestado nalguma pessoa, mas é possível assegurar que será na calmaria.

Há quem critique orações como a do terço, onde há uma boa repetição de palavras, mas estes críticos não conhecem a força do rosário. Ele foi instituído pela própria Nossa Senhora e a repetição pode ser encarada como uma penitência, não a subestimação de compreensão da Mãe de Jesus. São Paulo também em suas cartas chamava a atenção quanto a junção entre fé e obras, ou seja, rezar sempre e fazer caridade também. Isto significa que precisamos estar bem com Deus em todos os sentidos. Padre Zezinho, na sua música ORAR COSTUMA FAZER BEM, apresenta algumas boas lições, acompanhe: "O coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa para dizer. Quando alguém se ajoelha, invocando a grande luz, quando o povo olha para o alto onde crê que está Jesus, uma força diferente e é do céu que a força vem e toma conta dessa gente".

Pois bem, chegamos a mais um final! Como é bom falar com Deus! Adote este hábito. A força da oração é tridimensional e proporciona no orante um conforto necessário aos dias de hoje. O próprio Jesus rezava, os santos se consagraram com a oração, Nossa Senhora era uma mulher de fé. O nosso mestre disse certa vez que, onde um ou mais estiver reunido em nome dele, pode ter certeza que ele estará ali juntinho. Que delícia, heim! O amor de Deus é maravilhoso! Faça esta experiência!

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo