Vencedores do Concurso de Cafés Especiais em Conceição das Pedras

concurso-cafe-conceicao-das-pedras-1-1

BELO HORIZONTE (24/10/2016) – Na última sexta-feira, 21 de outubro, foram anunciados os vencedores da primeira edição do Concurso de Cafés Especiais do município de Conceição das Pedras, no Sul de Minas. A disputa foi promovida pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Montanhas Pedrense (Aprocemp), Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass) e Emater-MG.

concurso-cafe-conceicao-das-pedras-2Em primeiro lugar, com 86 pontos, ficou o cafeicultor Juliano Ribeiro Vilas Boas. O segundo lugar ficou com o produtor Maurício Osório dos Santos. O café dele recebeu nota 83,6. E a terceira colocação ficou com a cafeicultora Maria Zélia Silva Fernandes. O café da propriedade dela obteve pontuação de 83,5.

A disputa teve como objetivos promover e valorizar a cafeicultura do município. Além disso, buscou estimular a produção de cafés de qualidade e as boas práticas antes e depois da colheita.

O extensionista da Emater-MG, Jésus Messias de Souza, destaca a importância da iniciativa. “A cafeicultura é extremamente importante para o município. As famílias das zonas rural e urbana e o comércio são dependentes da arrecadação dessa cultura”, diz.

Foram inscritas 11 amostras na categoria Café Natural. A análise delas foi feita em duas etapas: uma sensorial e outra física, quando foram avaliados itens como sabor, aroma e qualidade dos grãos.

Todos os participantes receberam certificados e os cinco melhores ganharam troféus e placas de homenagem. “Os três primeiros automaticamente estarão classificados para o concurso da Coopervass, que envolve 13 municípios da região. Nesse caso, os cafés serão provados por compradores e levados a leilão”, diz o extensionista.

De acordo com a Emater-MG, o município de Conceição das Pedras possui 685 cafeicultores e tem uma produção média de 2,4 mil toneladas de café, por safra.

concurso-cafe-conceicao-das-pedras-1-1

 Foto: O técnico da Emater-MG (1º à esq.), Jésus Messias de Souza, a cafeicultora, Maria Zélia Silva Fernandes, e os produtores Reginaldo José Alves Ferreira, Clésio Pereira da Silva, Maurício Osório dos Santos e Juliano Ribeiro Vilas Boas

Fonte: www.emater.mg.gov.br

Deixe uma resposta