PREPARANDO PARA O NATAL

12414148_924982050929270_554098328_o

De repente dezembro chegou e junto com ele o natal e as festas do final do ano! Na verdade os dias não mais engatinham, mas parecem galopar com uma velocidade difícil de acompanhar. Assim, o futuro invadirá o mundo presente sem que ele tenha tempo sequer, de dar tchau para o passado. Com a chegada do aniversário de Jesus, há de se perguntar: TODO MUNDO ESTÁ PREPARADO? A igreja católica utiliza as reflexões do tempo do advento com este objetivo. Infelizmente a resposta tem sido não. Poucos estão preparados ou sabem o significado do natal, assim, preferem mergulhar em um mundo consumista para tentar agradar os amigos e parentes e se sentirem realizados.

No fundo há um vazio no coração de muita gente neste período. No meio de tantas festas, ceias, confraternizações, homenagens e alegrias, algo fica assim meio sem sentido, tipo: tudo isto vale a pena? Com o encerramento de mais um ano que passou com uma velocidade impressionante, fica a dúvida se o ano estava preparado para encerrar. Já passou da hora das pessoas perceberem que o verdadeiro sentido de tudo é JESUS. Este mesmo que completa mais um aniversário. Infelizmente, pelas ruas, casas, bailes, bares e famílias, não é isto que tem acontecido. O próprio São Nicolau que sentia na pele toda esta situação e fabricava brinquedos para distribuir com as crianças carentes se tornou o PAPAI NOEL, figura patética inventada pela COCA COLA para vender os seus produtos. Nem os profetas imaginariam que esta cena pudesse acontecer. Coitado de Jesus Cristo que nasceu numa cocheira com uns pais totalmente humildes pra revelar a humanidade como tudo deveria ser e se deparar com este desenfreado uso do poder econômico para dizer que viveu o verdadeiro natal.

Que méritos sejam reservados aos maias quando previram que o fim do mundo em 2012. Quem sabe eles estavam certos com um pequeno erro de cálculo no calendário? É bom todo mundo ficar atento, porque o próprio Jesus disse que a qualquer hora o fim chegará. Imagine se pegar todo mundo de surpresa? Pense se por acaso o apocalipse acontecer numa noite de natal e o grande juiz pegar todo mundo comemorando esta festa de forma diferente como deveria ser?

Ao celebrar o tempo do advento, a Igreja católica faz uma referência ao fim do mundo, como se o nascimento do Jesus tivesse alguma ligação com o tema. A ideia principal é que, a partir da celebração da natalidade do Senhor, as pessoas possam procurar a conversão e descobrir um mundo novo. Pode até acontecer as ceias, alegrias, bailes e outras festas, mas o principal aniversariante não pode passar em branco. O verdadeiro cristão é aquele que vive, brinca, se diverte, mas mantém firme a sua fé.

No momento o mundo, com mais precisão, o Brasil, está vivendo um clima tenso. Parece que tudo está desmoronando! É muita corrupção, falta de respeito, pobreza, encarecimento dos produtos e falta de poder aquisitivo para as compras. Todo mundo pergunta: Onde tudo isto vai chegar? Com a chegada de Natal fica um clima no ar de que tudo pode ser transformado em paz no meio de tanta turbulência. Mas como isto pode acontecer? Com a proteção vinda dos céus. Só Deus para ter misericórdia e olhar em favor dos menos favorecidos.

Quando Jesus passou por esta terra pregando e proporcionando diversos milagres também deparou com muitas provocações e dificuldades. Naquela ocasião o Natal era simplesmente algo vazio, até mesmo porque o filho de Deus não era bem aceito e a pobreza de espírito reinava nos corações daquelas pessoas.  Na frente deles estava a luz do mundo, o grande salvador, o filho de Deus, mas a ignorância tomou conta dos seus corações que por sua vez resolveram desprezar a verdade e se afogarem num mundo de escuridão.

O propósito de Deus para com os seus filhos ultrapassa qualquer compreensão. A música TÃO GRANDE ÉS TU revela uma belíssima oração de reconhecimento dos Salmos de Davi e que muito serve para os dias de hoje. Assim reza o salmista: Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, fico a pensar nas obras de Tuas mãos. O céu azul de estrelas pontilhado, o seu poder mostrando a criação. Então minh’alma canta a Ti, Senhor. Quão Grande és Tu. Então minh’ alma canta a Ti, Senhor. Quão Grande és Tu”.

Com a chegada do Natal todos os tementes a Deus precisam também assim rezar: ”Quão grande és tu, meu Deus! Que sentimento maravilhoso! Que privilégio celebrar o seu filho entregue a nós como irmão!”. Na continuação da música, é possível ainda continuar com a oração: “Quando eu medir o Teu amor tão grande, Teu Filho dando ao mundo pra salvar. Na cruz verteu seu precioso sangue Minh’alma pôde assim purificar. E quando enfim, Jesus vier em Glória e ao lar celeste então me transportar eu adorarei, prostrado e para sempre
Quão grande és Tu, meu Deus, hei de cantar!”
.

Fica então o convite para que todos possam celebrar o advento e preparar uma verdadeira festa do NATAL onde o aniversariante da vez possa ser lembrado. A vinda de Jesus a terra teve um sentido muito forte para garantir a salvação da humanidade, assim a marca do seu nascimento tem que ser a marca do homem no retorno às coisas de Deus.

Que todos os admiradores das crônicas tenham um Natal muito abençoado!!!

Crônica de Elias Daniel de Oliveira (20/12/2015)

Deixe uma resposta