OUTUBRO, MÊS ABENÇOADO POR DEUS!

outubro-1366x768

É evidente que todos os meses são abençoados, mas o outubro tem uma simpatia diferente. Por serem celebradas nele as missões, outras comemorações contribuem para a beleza deste décimo mês do ano. Por exemplo, os Anjos da Guarda, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário, fazendo com que seja também o mês do rosário, Santa Tereza D’Avila, dentre outros de singular importância. Atenção especial também para o dia das crianças, nas quais Jesus tinha grande consideração e os professores, que fazem da sua profissão uma vocação além do dia dos animais e da música.

outubro-1366x768Abordar todos estes importantes assuntos em tão pouco espaço é quase impossível. A saída seria mesclar os temas, tentar uni-los e tirar lindas lições para bem viver. Um fato é curioso, os outros meses oferecem algo de stress, preocupação, mudança, lembrança, excesso de atividades, superstições e por ai vai, mas outubro é diferente, ele oferece alguma coisa que ninguém sabe o que, mas parece sentir-se bem. Pode ser a relação com proteção duplicada da mãe de Deus celebrada por duas vezes no título de Aparecida e Rosário. A meiguice de Santa Terezinha do Menino Jesus, que foi uma monja que terminou a sua vida com uma tuberculose, atente-se à sua última frase: Não me arrependo de haver-me entregue ao amor. E com o olhar fixo no crucifixo exclamou: Meu Deus, eu te amo. Então, faleceu a jovem que depois foi chamada de a Maior Santa dos tempos modernos.

São Francisco de Assis dispensa comentários. É considerado o protetor dos animais, amava a natureza como se fosse sua irmã e se tornou o maior símbolo da paz. Por sua vez, São Judas Tadeu era um discípulo de Jesus, trata-se de um dos santos mais populares da Santa Igreja, é invocado como o dos desesperados e aflitos, o das causas sem solução e perdidas. A outra santa, Tereza D’Ávila, fundou mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 onde disse uma das últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”. Ela escreveu inúmeras obras que contava as suas revelações, principalmente em se tratando do purgatório.

A História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida já é do conhecimento de todos brasileiros. A grande quantidade de milagres alcançados por intermédio desta devoção é sem precedentes. É possível ver até evangélicos recém-convertidos exaltando sem querer o nome dela. Pode-se dizer que os papas da modernidade não venceram o seu mandato sem fazer uma visita ao seu santuário no norte de São Paulo. Quanto ao seu outro título, Nossa Senhora redobra as bênçãos sobre os seus filhos que têm intimidade com o Santo Rosário. Lembram aquela historinha onde Jesus estava estranhando muito movimento maior no céu e foi indagar o porteiro Pedro o que estava acontecendo e ele então disse-lhe: Mestre, aqui na portaria tá tudo na normalidade, o mesmo movimento de sempre. Não tô querendo ser fofoqueiro não, mas a sua mãe é que tá facilitando a entrada de todo este pessoal. Ela fica lá no fundo dos céus segurando o terço por uma das mãos e jogando a outra parte do lado de lá do muro e trazendo pessoas pra dentro sem passar pela triagem celestial. Jesus, ao ouvir as palavras de Pedro, correu lá para ver o que estava acontecendo e ao invés de dizer alguma coisa, resolveu ajudá-la a conseguir mais salvações por intermédio do Santo Rosário.

Como brilho deste mês um salve todo especial às crianças do Brasil e do mundo. Se estes pequeninos forem bem educados hoje, o futuro será perfeito e não deparará com os problemas que é fácil encontrar atualmente. O próprio Jesus era apaixonado com as crianças. Certa vez ele deixou claro: “Se alguém quiser entrar no reino dos céus, seja puro como as crianças…”. Quanto aos professores, toda a homenagem possível. O que seria da humanidade sem este profissional? Se você está lendo ou ouvindo esta crônica, é graças aos professores que lhe ensinaram as letras. O triste é que eles tem sido vítima de discriminação e desconsideração por parte fundamentalmente dos governantes. Que Nossa Senhora Aparecida e do Rosário sob a intercessão de todos os santos deste mês abençoe intensamente todos aqueles que trabalham na educação.

Enfim, o mês de outubro convida a viver intensamente cada instante. Ele anuncia que o fim do ano está próximo, mas atua também como conclusão dos meses anteriores. Recebam dos céus as bênçãos a que este mês propõem. E para encerrar de fato, melhor apoiar nas frases de alguns dos santos deste mês: “Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho”, disse Santa Tereza D’Ávila. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”, nas palavras de São Francisco de Assis e de Santa Terezinha, a frase: A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos”.

E a melhor maneira de fechar é invocando a Mãe Aparecida: “Socorrei-nos, ó Maria, neste nosso caminhar. Os doentes e os aflitos, vinde todos consolar! Vosso olhar a nós volvei, vossos filhos protegei!”

Crônica de Elias Daniel de Oliveira (16/10/2016)

Deixe uma resposta