Concurso irá escolher os melhores queijos artesanais da região de Araxá

Foto Queijo Araxá 1

Os vencedores estarão classificados para o Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

 BELO HORIZONTE (13/04/2016) – O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal de Araxá será um dos destaques da Expoaraxá 2016, no Alto Paranaíba. O evento, no dia 15 de abril, vai escolher os melhores queijos produzidos na região. Os vencedores estarão classificados para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

O concurso regional é promovido pela Emater-MG e conta com a parceria da Prefeitura de Araxá, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e associações de produtores. Os objetivos são valorizar, divulgar e incentivar a produção de queijos artesanais de qualidade na região de Araxá. Ao todo serão 12 participantes de cinco municípios. Todos eles têm suas queijarias certificadas pelo IMA.

Os queijos serão avaliados segundo os critérios: aspecto global, cor, textura, consistência, aroma e sabor. O julgamento será feito por sete jurados. Serão premiados os cinco melhores colocados.

A extensionista da Emater-MG, Gisele Cintra, explica que a microrregião de Araxá é formada por 11 municípios. Segundo ela, esses municípios têm um total de 27 produtores cadastrados pelo IMA, que produzem por mês 30 toneladas do Queijo Minas Artesanal. Todos eles recebem orientação técnica da Emater-MG para produzir queijos de qualidade. “Há todo um acompanhamento da edificação estrutural de queijarias e adequações das mesmas. O acompanhamento também é feito com a participação do IMA, que é o órgão que chancela o empreendimento”, diz Gisele Cintra.

De acordo ainda com a extensionista, a empresa orienta os produtores sobre a saúde do rebanho, boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias. “ Também auxiliamos os produtores quanto a documentação necessária para a legalização das queijarias e na viabilização do crédito financeiro para a construção/adequação do empreendimento”, afirma

Queijo Minas Artesanal no Estado

De acordo com a Emater-MG, as sete regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Triângulo Mineiro e Serra do Salitre) têm 9.789 produtores, que são responsáveis por uma produção de cerca de 29.897 toneladas de queijo por ano. A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias, boas práticas de fabricação e exigências da legislação vigente. A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores.

 

Serviço

 Expoaraxá 2016 – Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal de Araxá

Data: 15 de abril

Horário: 14h

Local: Parque de Exposições Agenor Lemos/Araxá

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista: Sebastião Avelar

Tel: (31) 3349-8096 / 8132

Email:avelar@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Foto: Divulgação/Emater-MG

unnamed

Deixe uma resposta